Concart 2022 realiza cerimônia de abertura oficial

nacional política

A Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART 2022) começou com chave de ouro na noite de quarta-feira (31), inaugurando, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (Ceará), uma programação repleta de discussões e conhecimentos para o crescimento da instituição no Brasil, principalmente frente aos atuais desafios, como: digitalização e serviços on-line, modernização do atendimento e desjudicialização dos processos nacionais. Grandes especialistas estiveram presentes, abordando suas expectativas e desejando que o evento contribua para o fortalecimento de classe. A programação segue até amanhã, sexta-feira (02), com palestra magna do ministro Luiz Fux.

Na mesa de abertura, além do presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar, ilustres autoridades, como: o presidente em exercício do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (SINOREDI), Alexandre Magno Alencar; o presidente em exercício de Associação de Notários e Registradores do Estado do Ceará (ANOREG-CE), Cícero Mazzutti; o representante do Corregedor-Geral de Justiça, Paulo Airton Albuquerque Filho; o juiz Luiz Gustavo Montezuma; a ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), procuradora Maria Tereza Uille Gomes; e a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Em seu discurso de boas-vindas, Bacellar cumprimentou os titulares dos cartórios brasileiros por sua competência e dedicação. Ele informou que foi eleito presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) por aclamação de uma chapa única, no último dia 29 de agosto, e que estava muito feliz e emocionado pela confiança depositada nele e na nova diretoria. Além de comentar suas metas para nova gestão, detalhou o importante resultado da pesquisa do Instituto DataFolha, que rendeu à classe a posição de instituição mais confiável do país, novamente. Acima de outras entidades de peso, como Forças Armadas, Correios, Polícia e iniciativa privada, sobressaíram os cartórios. Em sua busca constante por excelência, foram muito bem avaliados pela população e destacados, principalmente, por sua seriedade, honestidade, credibilidade e competência.

De acordo com Bacellar, a constância da percepção positiva em relação aos cartórios é reflexo dos esforços da classe em aprimorar serviços extrajudiciais. “Nos dedicamos constantemente ao aperfeiçoamento do sistema, investindo em gestão, capacitação e tecnologia, a fim de proporcionarmos ao cidadão segurança jurídica e acesso fácil, rápido e confiável às informações e às nossas atividades”, explicou. Prova disso é que 46% dos entrevistados pelo DataFolha deram dez e nove como notas para os serviços prestados pela instituição, representando um aumento de 24% em relação a 2015.

Em sua apresentação, Alexandre Alencar ressaltou que a reunião de autoridades e especialidades proposta pela CONCART tem como objetivo desenvolver soluções, inovações e facilidades, ampliando o acesso da população brasileira aos serviços cartorários e à cidadania, bem como garantindo sua satisfação. O juiz Mantezuma salientou a relevância da interação dos notários e registradores com a Corregedoria e o Tribunal de Justiça, afinal, trabalham em consonância para melhor atender a toda população. Logo depois, a desembargadora Maria Nailde reforçou a ideia, explicando que, embora os tribunais de Justiça sejam incumbidos de fiscalizar serventias extrajudiciais, é preciso que judiciário e cartórios andem de mãos dadas, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que facilitem o trabalho de magistrados e cartorários para garantir o acesso à população.

O presidente Bacellar encerrou a abertura, cumprimentando o Ceará em nome do deputado Federal Denis Bezerra, agradecendo a participação dos presidentes e diretores das entidades presentes, bem como todos que compareceram para apoiar o evento. Enfatizou os temas que serão apresentados na conferência, pela relevância dos assuntos que a atividade precisa se inteirar, como a Lei Geral de Proteção de Dados, os impactos da era digital na atividade, apostilamento, previdência social, empreendedorismo e gestão. Após a solenidade, que também enalteceu a classe com o hino dos Notários e Registradores, os convidados participaram do coquetel de abertura, em uma excelente oportunidade de networking.