Nesta sexta-feira (16/09), Roberto Cláudio (PDT) afirmou, em debate político no Sistema Verdes Mares, que irá implantar cerca de 600mil vagas de empregos no Ceará, por meio da retomada de obras paradas, fortalecimento da agricultura familiar e novo ciclo de industrialização. Ainda com foco na ocupação, o pedetista pretende dar autonomia financeira as mulheres, como forma de prevenir a violência de gênero.
“Dar autonomia de renda a mulher é a melhor forma de prevenir a violência. Vamos criar o Banco da Mulher, dentro da Secretaria da Mulher, com microcrédito, capacitação e preparação para o ingresso no mercado de trabalho”, enfatiza Roberto.
Já para otimizar o atendimento em saúde no estado, Roberto Cláudio afirma que fará um hospital do câncer, integrado aos Hospitais Regionais do Ceará. Para isso, estimulará a atuação no interior do estado, dos profissionais de saúde, por meio da remuneração adequada.
O Projeto “Cuida Ceará” foi enfatizado ainda pelo pedetista, para qualificar o acesso a saúde. A iniciativa realizará tratamento de pacientes em até 60 dias, após o diagnóstico da doença.
Durante o segundo bloco do debate, Roberto Cláudio ressaltou que o estado precisa estar organizado financeiramente, com controle e transparência, para realizar investimentos, beneficiando a população em diversas áreas. “É preciso cortar ineficiências, estabelecer prioridades, organizar a casa, gastar naquilo que mais precisa. Oferto a minha experiência de prefeito de Fortaleza e presidente da Assembleia. Entreguei a cidade que devia quinhentos milhões de reais, com superávit, com dinheiro em caixa e com mais de um bilhão em investimentos“, lembrou.
O candidato defendeu ainda a democratização do acesso ao esporte, a criação de bolsa jovem para atletas, o funcionamento em plenitude do Centro de Formação Olímpica (CFO) e a ampliação das Areninhas nos municípios cearenses. “Criei as Areninhas de Fortaleza, uma ideia vitoriosa de esporte, lazer, saúde, comércio e economia informal“, disse Roberto Cláudio.
Roberto Cláudio abordou, durante o terceiro bloco, o uso de placas de energia solar como ideia inovadora para gerar crédito e pagar a conta de luz de 260mil famílias de baixa renda, além de ser uma fonte renovável que protege o meio ambiente. A iniciativa será implantada por meio do Programa Sertão Solar.
Visando combater a pobreza, o pedetista acredita que o Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP deve ser gerido de forma a minimizar a insegurança alimentar. “Vamos ter um cartão de renda auxiliar que tenha, de fato, eficiência para combater a fome e construir dez mil casas de alvenaria, em substituição às casas de taipa no interior do Ceará“, explicou.
Considerações finais
Roberto Cláudio apresentou, de forma resumida, alguns de seus projetos para o estado, em suas considerações finais e pediu a oportunidade para ser Governador do Ceará.
“Peço sua confiança e seu voto, para ser seu governador. Vou criar 600mil empregos em 04 anos, ampliar a educação em tempo integral, fazer cinco hospitais regionais do câncer e o Projeto “Cuida Ceará”. Vou olhar para as mulheres e a juventude desempregada, ajudar o povo mais pobre a pagar sua conta de luz com recursos do próprio governo”, pontuou.