Na tarde desta sexta-feira, 14, o auditório do Campus da UECE, em Pacoti, foi palco da abertura oficial da Mostra Sesc HQ . O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, agradeceu a receptividade do município e destacou a felicidade do momento.
“Voltar ao Maciço de Baturité nos deixa muito gratos, e essa Mostra simboliza esse retorno, a integração e expansão das ações do Sistema Fecomércio-CE. Nosso objetivo é poder mostrar toda a riqueza e diversidade cultural do Ceará, além de valorizar os artistas. Através desse evento, vamos promover o intercâmbio cultural e movimentar o turismo e a economia criativa”, destacou.
Na sequência, aconteceu o lançamento do livro “Além das Frentes”. Com curadoria do quadrinista Klevisson Viana, a publicação reúne música e desenho e homenageia o álbum de mesmo nome do músico, escritor e compositor Eugênio Leandro.
Seguindo a programação da tarde, a Mostra recebeu o ilustrador Português, Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja. O artista compartilhou suas experiências e desafios com o universo HQ e destacou a alegria de está no Brasil.
Troféu Luiz Sá
Abrindo a noite, o historiador Levi Jucá foi homenageado com o troféu Luiz Sá. Jucá é licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do Ensino Médio. Natural de Fortaleza , mas com raízes familiares na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental, através do Ecomuseu de Pacoti.
Para Jucá, a homenagem tem um grande significado. “Recebo com muita gratidão, alegria e emoção.Obrigada ao Sesc e à Prefeitura de Pacoti pela acolhida de parceria” pontuou.
O troféu foi esculpido pelo artista Assis Filho, que usou como referência para o designer, uma caricatura de Luiz Sá assinada pelo chargista baturiteense Mendez.