O defensor público federal Daniel de Macedo Alves Pereira foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para mais um mandato como defensor público-geral federal, autoridade máxima da Defensoria Pública da União (DPU). A mensagem presidencial com a indicação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (11).
Macedo, que ocupa o cargo desde 2021, participou das eleições de formação da lista tríplice para chefia da instituição ao lado dos defensores Igor Roque e Leonardo Cardoso de Magalhães e obteve a maior votação da história da DPU, tanto em total de votos (507) quanto em percentual (75% do total). O resultado foi divulgado no dia 10 de outubro de 2022.
Com a indicação, o nome do defensor será encaminhado ao Senado Federal. O indicado passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, após aprovação, a indicação seguirá para votação no Plenário do Senado.
Depois da sabatina no Senado e nomeação pelo presidente da República, Daniel Macedo cumprirá mandato de dois anos, referente ao período de 2023 a 2024.
Sobre o indicado
Daniel Macedo é defensor público federal há mais de 16 anos com atuação de destaque em ações coletivas na área da Saúde. Foi defensor regional de Direitos Humanos no Rio de Janeiro e, atualmente, ocupa o cargo de defensor público-geral federal.