A Cace – Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará – deu início a uma série de reuniões de partidas das suas Câmaras e Conselhos, com o objetivo de estabelecer uma interlocução entre os setores produtivos do comércio e a Federação.
A primeira a se reunir foi a Câmara do Mercado Financeiro, que tem como presidente Geldo Machado. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da Fecomércio e reuniu o presidente da Cace e diretor da Fecomércio, Éverton Fernandes; o secretário executivo da Cace, Marcos Pompeu; e o presidente e vice-presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação, Raniere Medeiro e Joel Rodrigues, respectivamente.
Segundo Éverton Fernandes, essas reuniões dão o ponta pé inicial do funcionamento das Câmaras e do Conselho que compõe a Cace. O propósito, segundo ele, é criar um ambiente de sinergia dentro dos setores econômicos e entre os agentes que atuam neles para identificar suas potencialidades e otimizá-las.
“Mas não apenas isso, o objetivo da Cace, através das Câmaras e Conselhos, também é apontar as barreiras que esses setores vêm enfrentando e juntos encontrarmos soluções. A Federação entra como um indutor, estimulando essas pautas e auxiliando no desenvolvimento das demandas de cada setor. Por isso, as reuniões englobam vários componentes da cadeia produtiva de cada setor para pensarmos juntos”, pontuou.
Éverton Fernandes também informou que o Sistema Fecomércio vai colocar à disposição dos setores que fazem parte da Cace os produtos e serviços ofertados através do Sesc, Senac, Fecomércio e IPDC. “É uma forma de criar um elo e ajudar a atender as necessidades de cada segmento”, pontou.
Marcos Pompeu, secretário executivo da Cace, explica que nesse primeiro momento, as reuniões vão apresentar a estrutura da Fecomércio para atender as Câmaras e iniciar os debates. O intuito, explica, é que desses encontros surjam ideias, missões empresariais, projetos e ações.
Um calendário já está pronto para as demais reuniões. A próxima Câmara a se reunir será a do Comércio da Moda no dia 29, a Câmara de Tecnologia e Inovação se reunirá no dia 30, e no dia 02 de dezembro, será a vez da Câmara dos Gêneros Alimentícios.
Sobre a Cace
Criada para estabelecer um ambiente de articulação produtivo entre os setores estratégicos do comércio de bens e serviços do Estado do Ceará com o Sistema Fecomércio-CE, ela é formada por entidades sindicais e associativas, empresários atuantes dos setores, dirigentes e técnicos do Sistema Fecomércio e representantes do setor público.
Ela atua na articulação e representatividade política e empresarial, com foco na cadeia produtiva do comércio de bens, serviços e turismo; na avaliação e acompanhamento permanente do mercado, estratégias e resultados; no protagonismo e na propositura de ações e projetos; e na integração e otimização das ações do Sistema Fecomércio e parceiros.
A Cace é formada pelas Câmaras de Tecnologia e Inovação, Gêneros Alimentícios, Comércio da Moda, Mercado Financeiro, Câmara Brasil Continente Africano (CBCA), Câmara Brasil Argentina no Ceará (CBACE) e pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).