O Sindicato dos Médicos do Ceará convoca a categoria para a realização de um ato e uma assembleia geral unificada dos servidores municipais de Fortaleza, na próxima quinta-feira (09), no Paço Municipal, às 8 horas. Além de pressionar a Prefeitura de Fortaleza pelo reajuste salarial de 2023, os servidores irão deliberar a paralisação de diversas categorias e estabelecer um calendário de mobilizações.
As reivindicações foram aprovadas durante assembleia unificada, na última quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, no lançamento da Campanha Salarial 2023, que contou com mais de 20 entidades sindicais. Os servidores cobram um reajuste de 12,87% para compensar as perdas inflacionárias, desde 2008, que já somam 22,15%.
As reivindicações já foram encaminhadas ao prefeito José Sarto e ao líder do governo, vereador Carlos Mesquita, assim como foi enviado um ofício solicitando uma audiência na data do ato.
“Será um grande ato, com a participação de diversas categorias, como saúde, educação e segurança, e é muito importante a presença dos médicos servidores municipais. Nosso objetivo é pressionar a gestão municipal por um reajuste salarial de 2023 que compense as perdas acumuladas ao longo desses últimos anos”, destaca o Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
Os servidores também reivindicam a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), defasados há 16 anos; cumprimento dos pisos salariais, inclusive da enfermagem e dos professores; e o fim dos descontos previdenciários para aposentados e pensionistas (14%), bem como redução dos descontos do IPM Saúde de 6% para 2%.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância da participação dos profissionais nas mobilizações.