Praça da Matriz do Distrito de Serrota em Senador Sá desaba

interior política

A Praça da Matriz do Distrito de Serrota, que havia passado por reforma e ampliação há pouco mais de 3 anos, desabou após uma pequena chuva neste sábado, dia 11 de março de 2023. A obra foi realizada em 2019, na gestão da ex-prefeita Regina Lucia, pela empresa SAVIRES CONSTRUÇÕES EIRELI , vencedora do processo licitatório nº 06.006/2018-TP/2018, pelo valor de R$ 93.616,77, conforme consta no Tribunal de Contas do Ceará:

https://municipios-licitacoes.tce.ce.gov.br/index.php/licitacao/detalhes/proc/130627/licit/100436

A reforma e ampliação da praça foi o único equipamento construído pela ex-gestora no distrito de Serrota, que buscava melhorias em sua infraestrutura. No entanto, a obra entregue em setembro de 2019, desabou após uma pequena chuva, 03 anos após ser inaugurada. Nas imagens é possível ver que não existe nenhuma estrutura de ferro na obra.

A atual gestão do município de Senador Sá, gerida pelo prefeito Bel Júnior (PP) informou em nota que irá acionar os órgãos competentes para averiguar a situação e verificar se houve negligência e má execução do serviço, além de possível uso de material inadequado.

O desabamento da praça evidencia a falta de qualidade dos materiais utilizados na obra. Uma construção que não resiste a uma pequena chuva certamente não utilizou materiais de qualidade e pode ter sido construída de forma inadequada. É importante que sejam realizadas investigações para que sejam identificados os responsáveis por essa situação e para que sejam tomadas medidas para garantir a segurança dos cidadãos. Felizmente apenas danos materiais”, pontua o gestor.

Em 2014, na gestão do ex-prefeito, Alex, uma licitação chegou a ser feita para a construção dessa praça, no valor de R$ 67.217,87 e teve como vencedora a empresa Construtora Humaitá Eireli – ME, o dinheiro foi pago à empresa, porém nenhuma construção foi realizada conforme consta no site do TCE:

https://municipios-licitacoes.tce.ce.gov.br/index.php/licitacao/detalhes/proc/50621/licit/40537

Resposta da prefeitura de Senador Sá

A assessoria de comunicação do município de Senador Sá, informou por meio de nota que “a procuradoria geral do município já está apurando o incidente, bem como as licitações junto aos órgãos competentes.”