Ministério Público intervém e suspende instalação de catraca dupla nos ônibus de Fortaleza

política

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), promoveu, na última terça-feira (18/04), reunião para discutir soluções para as reclamações de usuários do transporte público municipal a respeito do aumento do tamanho das catracas de ônibus.

Vereadores de Fortaleza, representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) participaram do encontro, que determinou a suspensão do projeto de instalação das novas catracas de ônibus em Fortaleza.

A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Giovana Melo, coordenadora do Caocidadania. No encontro, além da suspensão da implementação de novas “catracas duplas”, ficou definido que serão realizados estudos para que a medida, adotada para prevenir que pessoas entrem no veículo sem pagar a tarifa, não comprometa a acessibilidade de grupos prioritários ou com mobilidade reduzida. O projeto de instalação estava em fase de testes. O estudo deve ser realizado em parceria com uma instituição acadêmica e de tecnologia.

Durante o encontro, foram apresentados registros das dificuldades enfrentadas pela população para conseguir passar pelo dispositivo. As propostas baseadas nas pesquisas serão apresentadas em até 15 dias ao órgão ministerial. As entidades presentes na reunião também entraram em consenso para que seja promovida uma campanha de divulgação dos canais que a população pode usar para fazer reclamação sobre o uso de catracas nos ônibus. As estratégias para a realização e divulgação da iniciativa devem ser definidas em um prazo de 15 dias.

Participaram da reunião, além da promotora Giovana Melo, o promotor de Justiça Hugo Porto, coordenador auxiliar do Caocidadania; as vereadoras Adriana Gerônimo, Virna Girão Chaves e Nerice Carioca, da Mandato Nossa Cara; o presidente executivo do Sindiônibus Dimas Barreira; o vice-presidente da Etufor, Raimundo Rodrigues; e outros representantes das entidades.

 

 

*foto de capa: Fábio Lima / jornal O Povo

*foto interna: divulgação MPCE