De 19 de junho a 21 de julho, o Sesc Centro recebe a exposição Rabecas da Chapada, que apresenta a produção artística do luthier e Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Aécio de Zaira. Reconhecido pelo edital “Tesouros Vivos” da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, em 2018, o Mestre é natural do Crato se dedica há mais de 20 anos à construção de instrumentos de corda. A visitação acontece de segunda-feira a sábado, de 8h às 19h, e a entrada é gratuita.
Os visitantes vão conferir a produção do artesão, principalmente o que foi criado durante a pandemia em seu atelier, no Ponto de Cultura PROCEM/Casa Luz, no Crato. Em geral, sua obra é marcada por experimentações a partir do uso de materiais não-convencionais, aplicados à fabricação de instrumentos musicais, do tratamento responsável de objetos manufaturados descartados no meio ambiente e de recursos naturais – abundantes no Cariri por conta da Chapada do Araripe.
Com curadoria do artista Fluxo Marginal e produção cultural de Zé Airton, a proposta é trazer para o Sesc Centro um pouco da cultura do Cariri, além de contar a história do Mestre Aécio de Zaira.
SERVIÇO
Rabecas da Chapada – Exposição das obras do Mestre Aécio de Zaira
Data: De 19/06 a 21/07
Visitação: De segunda-feira a sábado, de 8h às 19h
Local: Sesc Centro – Rua 24 de Maio, 692 – Centro, Fortaleza/CE
Entrada gratuita