A palhaçaria ganha destaque no Palco Giratório em agosto. Neste sábado (05), quem abre a programação é o Mestre da Cultura do Ceará, Palhaço Pimenta, em Pacajus. Nos dias 06 e 10, o Grupo Vagão vem do Piauí e se apresenta nas cidades de Fortaleza e Crato, respectivamente. Ainda no Crato, no dia 09, a atração é a companhia cearense Tem Sim Sinhô. A classificação é livre e a programação gratuita.
Considerado o palhaço mais antigo em atividade no Estado, o mestre Pimenta tem 76 anos, sendo 55 dedicados ao circo – onde atuou como malabarista, acrobata, trapezista, mestre de cena, equilibrista. Ele apresenta em Pacajus a comédia “Irmã por meia hora”, que surge do seu desejo particular de circular com seu elenco e suas comédias tradicionais remontadas em palcos e picadeiros do Brasil.
Já o Grupo Vagão apresenta o espetáculo Clássicos de Palhaços, que conta as desventuras cotidianas de três palhaços nordestinos – Beiju, Batata e Cuscuz; que vivem em um pequeno circo no sertão. Tudo acontece através de “reprises”, cenas clássicas de palhaços ressignificadas para os dias de hoje e que, além do riso, trazem reflexões sociais. Tudo com uma pitada de cultura popular nordestina muito forte. Vale destacar que o grupo participou de festivais nacionais de palhaçaria, como Picadeiro Móvel (RJ /2019), Sesc Festclown (DF/2021) e Sesc Circo MA(2022).
A companhia Tem Sim Sinhô leva ao Cariri O Circo Só, em que o Palhaço Siriguela convida o público a entrar em uma jornada lúdica e percorrer caminhos da cultura popular brasileira e da simplicidade poética. Trata-se de um espetáculo de palhaço brincante que intercala cenas de circo, incluindo números de mágica, malabares, monociclo, perna de pau, bonecos da cultura popular, contação de histórias com brinquedos populares e muitas músicas ao vivo. A magia do encantamento é a chave-mestra do espetáculo, que se inicia e encerra com cantigas populares ao som da sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro.
Sobre o Palco Giratório
Uma das maiores iniciativas no segmento do País, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas, consolidada no cenário cultural brasileiro. A iniciativa soma-se às diversas atividades de fomento a cultura e a todas as linguagens artísticas desenvolvidas ao logo do ano pelo Sesc em todo Brasil.
Além de espetáculos para todas as faixas etárias, o festival tem programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o País e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.
SERVIÇO
Palco Giratório – Agosto/2023
Irmã por Meia Hora – Palhaço Pimenta (CE)
Data: 05/08
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Maloca dos Brilhantes (Av. Lúcio José de Menezes, 1107 – Croata 1, Pacajus)
Clássicos dos palhaços – Grupo Vagão (PI)
Data: 06/08
Horário: 16h
Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza)
O Circo Só – Cia tem sim sinhô (CE)
Data: 09/08
Horário: 15h
Local: SOLIBEL – Sociedade Lírica do Belmonte (Av. José Horácio Pequeno, 1396 – Lameiro, Crato)
Clássicos de Palhaços – Grupo Vagão (PI)
Data: 10/08
Horário: 9h
Local: SOLIBEL – Sociedade Lírica do Belmonte (Av. José Horácio Pequeno, 1396 – Lameiro, Crato)