Fortalecer a economia primária do estado. Esse é um dos objetivos do IV Seminário AgroSetores do Ceará, que será realizado nos próximos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Eventos. Em sua 4ª edição, o Seminário é um ambiente de transmissão do conhecimento sobre inovação tecnológica e novos mercados, gerando interesse nas diferentes áreas da atividade econômica.
O evento reunirá as 16 Câmaras Temáticas e Setorial existentes e em funcionamento no Ceará. Pelo menos 12 Câmaras estão ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio. Para o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Silvio Carlos, o Seminário AgroSetores é uma oportunidade de discutir o setor do agronegócio cearense. “Ações, demandas e inovações de cada Câmara Setorial serão apresentadas durante o evento. Vamos pensar políticas públicas a cada palestra e, também, junto ao produtor e expositores. É o momento de entendermos melhor quais as necessidades de cada setor”, ressalta Silvio Carlos.
Além da programação técnica, o AgroSetores contará com rodadas de negócios, mesas redondas e reuniões das Câmaras ligadas ao agronegócio para debater assuntos relativos aos setores. No total, 14 estandes serão ocupados por empresas da agropecuária, da indústria e do comércio, cujos produtos serão expostos durante os dois dias do seminário.
Segundo a coordenadora do Instituto Future, Edna Câmara, o encontro também discutirá as boas práticas sustentáveis na agricultura. “A sustentabilidade é um pilar importante para o Seminário. A ideia é pensar e compartilhar atividades agrícolas sustentáveis, mas sem prejudicar o meio ambiente e conservando a biodiversidade”, ressalta Edna Câmara.
O Projeto de Cultivo Protegido do Ceará também está na pauta da programação. O objetivo é ter um cultivo utilizando alta tecnologia, sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Desafios do setor
Responsável por 19% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o agronegócio cearense, que compreende a agropecuária e a agroindústria, vive um período de expansão e crescimento. Os dados são da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
A expectativa com a realização do AgroSetores, segundo Edna Câmara, é tornar a produção agrícola mais competitiva e voltada para a exportação. “Precisamos ainda aumentar: o uso de inovações tecnológicas no campo, a eficiência na utilização de recursos naturais, além de gerar emprego e renda no interior”, enfatiza a coordenadora do Instituto Future.
Serviço
IV Seminário AgroSetores Ceará
Quando: 27 e 28 de setembro de 2023
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Hora: 9h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/YE6CSNbtQevHZaAv9