Alunos da Escola Municipal José Bonifácio de Sousa participam de oficina sobre criação de leis

política

Os alunos da Escola Municipal José Bonifácio de Sousa receberam nesta quinta-feira, 28, a oficina sobre o processo Legislativo no debate e aprovação de leis. A ação integra as atividades do projeto Político, Eu!?! intitulado “A escola vai à Câmara”.

Para receber a oficina, as escolas elaboraram uma proposta de lei para a cidade, que foi analisada por uma banca de professores de universidades. Durante a oficina, os alunos conheceram o caminho percorrido por um projeto apresentado na Casa, desde o protocolo inicial, o trabalho das Comissões e aprovação em plenário.

Sara Pereira, aluna da Escola José Bonifácio, falou sobre a importância de participar de uma oficina sobre política e que a formação possibilitou a entender o papel do parlamento. “Hoje foi um dia extremamente importante pra gente aprender a debater, pra gente aprender a ouvir opiniões, a falar e ser escutado”, falou.

A estudante destacou ainda a necessidade de representantes da população no poder público. “A gente precisa de uma ordem, a gente precisa de leis e de uma pessoa que lidere a comunidade toda para que não fique uma bagunça. Então com as leis, com a politica envolvida, com tudo isso junto fica mais fácil da gente viver”.

Para Paula Vieira, facilitadora do programa “Político, Eu!?!” as atividades direcionadas nas escolas possibilitam uma aproximação dos jovens com o universo da política e como ela interagem diretamente com o dia a dia de cada um. “A importância da gente falar sobre politicas nesse projeto é chegar na formação de jovens, uma formação cidadã. Uma formação que seja voltada pra compreender que nos vivemos em sociedade, no coletivo, pra expressar as diferenças, ver a importância dos debates e aprender a fortalecer a democracia”.

A cientista política e professora reforça a proposta de fortalecer a percepção do jovens na participação dos processos de escolha e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo poder público. “E uma aproximação da politica que vai fazer com que os jovens voltem a se encantar pela vida pública. Para a participação, para conseguir chegar e se aproximar dessa vida politica para sair do senso comum”, ressaltou.

O professor de Geografia, Ramon Torres, que atua como orientador do projeto na Escola Jose Bonifácio de Souza, reforça a importância de ações como o Político, Eu!?!. “Foi um momento muito enriquecedor pra todos nós, um momento que a gente consegue abstrair muita coisa para a formação dos alunos e também para construção de politicas”.

Segundo o professor, tratar da temática nas escolas atua diretamente na construção de um novo olhar sobre a política. “Falar sobre politica na escola é muito importante pois nesse momento os alunos conseguem compreender melhor como funciona todo o o processo politico, como funciona o trabalho na Câmara, a compreensão de como funciona as leis, como as leis elas são pautadas”, pontuou.

Durante as oficinas os alunos simulam o processo de escolha do Presidente, Vice e Relator da comissão temática de acordo com o tema do projeto apresentado pela escola, com a formação de grupos “partidários”, que funcionarão como “partidos” e dever ser escolhido, entre seus participantes, o líder da bancada. Com mediação da facilitadora da oficina, os grupos se reúnem entre si para debater o projeto para apresentar o processo necessário para estudo do tema.

Na dinâmica em grupo o “Relator” deve registrar as ideias em comum e ideias distanciadas para compor o relatório. O presidente é responsável pela condução da sessão da Comissão Permanente (tempo de fala de cada um, sequência das falas, votação do projeto na Comissão para ida ao Plenário); a aprovação dos pontos que vão ser apresentados em plenário.

A atividade ainda será ofertada para os alunos do Colégio Ateneu, da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo e da EMTI Deputado Roberto Mesquita.

O programa ainda oferta um curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, que visa a formação de docentes e profissionais da educação, está com inscrições abertas por meio do site. A capacitação é uma das atividades do programa “Político, Eu!?!”, iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste (UANE), em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e apoio da Universidade do Estado do Ceará (UECE).

Foto: André Lima