Estudantes Colégio Estadual Rui Barbosa visitam a Alece e participam do O Parlamento e sua História

política

O projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce), recebeu, nesta quinta-feira (28/09), alunos de duas instituições de ensino localizadas nos bairros Parque São José (Fortaleza) e Lusardo Viana (Maracanaú).

Pela  manhã, 40 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) São José, do bairro Parque São José,  em Fortaleza, visitaram as inatalações da Casa e assistiram uma palestra sobre a história da política do Ceará e do Brasil.

Os jovens, acompanhados pelos professoras Aline Moura, Francisca Arruda e Raoni Maciel também conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz), o acervo do Malce e o Plenário 13 de Maio.

Já no período da tarde, 49 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, do bairro Lusardo Viana, em Maracanaú receberam as boas-vindas do atual coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes no Comitê de Imprensa da Alece. O coordenador falou sobre o papel do Malce e do projeto O Parlamento e sua História aos jovens.

Uma das principais atividades do Memorial é a execução do Projeto “O Parlamento e sua História”, que recebe alunos de escolas públicas e privadas para que possam conhecer a Assembleia, e em especial a exposição permanente no Memorial, que conta a história do parlamento cearense”, afirmou.

Paulo Roberto também destacou que a visita dos alunos ao legislativo cearense “é para eles verem de perto como são realizados os debates entre deputados e a sociedade, é uma oportunidade importante para que busquem aprender cada vez mais sobre a nossa política”, explicou.

Em seguida, o grupo, guiado pelos professores Marcos Antônio da Silva (Sociologia) e Regina Célia Gomes (Projeto de Núcleo de Práticas e Pesquisas) conheceram a Biblioteca César Cals, o Malce, o estúdio da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Plenário 13 de Maio.

A aluna Luana Silva, 16 anos, do 2º ano, ao saber que qualquer pessoa pode sugerir a elaboração de projetos de lei voltados para a sociedade, disse que iria sugerir um projeto para garantir acessibilidade na escola que frequenta. “Na minha escola está precisando de acessibilidade para alunos com  deficiência física, para que eles possam ter acesso às salas de aula que possuem escada, pois não temos rampas e nem elevadores. Com essa dificuldade na Escola eu pretendo criar uma proposta de lei e encaminhar pra Assembleia”, sugeriu.