Fortaleza terá 22 postos de saúde abertos no sábado (30/09) no início da Campanha Nacional de Multivacinação 2023

política

Fortaleza terá 22 postos de saúde abertos para vacinação, neste sábado (30/09), de 8h às 16h30. A iniciativa marca o início da Campanha Nacional de Multivacinação 2023.

Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias, garantindo a proteção contra diversas doenças.

Campanha Nacional de Vacinação 2023

O movimento a favor da imunização vai até o dia 14 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva.

De acordo com Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza, ao se vacinar, você não apenas se protege, mas também contribui para a redução da circulação de doenças no País. “Ao participar desta campanha, contribuímos para criar uma sociedade mais saudável e livre de doenças evitáveis, por isso é tão importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças e adolescentes a um posto de saúde mais próximo para verificar a caderneta de vacinação e atualizar, se necessário”, enfatiza.

Oferta de vacinas em Fortaleza

Além da abertura de 22 postos de saúde para vacinação, neste sábado (30/09), a Prefeitura de Fortaleza oferta imunização em 118 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. E aos finais de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30 – o endereço dos locais podem ser conferidos no portal da Prefeitura (fortaleza.ce.gov.br).

Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.

Vacinas disponíveis para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponíveis para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.

Balanço

Fortaleza possui cerca de 63 mil crianças com idade entre zero e 2 anos. Até o mês de agosto deste ano, 8.245 delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal. Dentre as vacinas com menor cobertura estão a da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com 89,5% e a da poliomielite, com 80,9%.

 O Município realiza diversas estratégias para ampliar a cobertura, a exemplo da busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando conscientizar sobre a importância da vacinação.

Dia D de Multivacinação

Ainda como parte da campanha, haverá no próximo dia 7 de outubro, o Dia D de vacinação, nos postos de saúde de Fortaleza. O movimento em prol da vacinação promove a conscientização sobre a importância da imunização e seus benefícios para a saúde individual e coletiva.

Serviço

Lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação

Data: 30/09 (sábado)

Horário: 8h às 16h30

Local: 22 postos de saúde de Fortaleza