Gratuidade no transporte público nas eleições do Conselho Tutelar no próximo domingo é assegurada na Câmara

política

No próximo domingo (1º de outubro), Fortaleza realiza eleição unificada para os novos conselheiros tutelares, que atuarão em mandato entre os anos 2024 e 2027. E para garantir a participação da população na votação, o prefeito José Sarto (PDT) encaminhou para a Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de lei complementar nº 40/2023, que assegura a gratuidade no transporte público no dia da eleição.

A proposta foi aprovada durante sessão extraordinária no Legislativo após análise na Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento e recebeu o apoio do parlamentares. A gratuidade no transporte público será garantida entre o horário de 6h às 18h. O custeio para as concessionárias será por meio de aditivo aos contratos.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) parabenizou o prefeito José Sarto (PDT) pela iniciativa e que “torna a corrida eleitoral para o Conselho Tutelar menos desigual”. “Diferente de uma eleição para prefeito e vereador e que nós dispomos de uma recurso para campanha, os candidatos a conselheiros tutelar não possuem isso, e para imprimir material e divulgar as sua campanha precisam tirar do seu bolso. Com esse projeto a gente está reduzindo a desigualdade nessa corrida eleitoral”.

O líder do governo, vereador Carlos Mesquita (PDT), agradeceu o apoio dos colegas parlamentares diante da matéria e que representa progresso nas eleições unificadas para o Conselho Tutelar. “A passagem gratuita é para todos, e todos tem o direito de participar e que vença as pessoas com compromisso com esse público”.

Precisamos pensar no conselheiro tutelar com representante macro da proteção da criança e do adolescente. Venho aqui dizer que essa matéria é extremamente relevante. Uma matéria de uma sensibilidade extraordinária do prefeito Sarto”, ressaltou o líder do governo.

Foto: Érika Fonseca