A Marinha do Brasil deu início no final de setembro de 2023, a uma Operação de Busca e Salvamento para localizar uma embarcação que pescava a uma distância de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilômetros) da Praia da Baleia, em Itapipoca-CE, no litoral Oeste do Ceará.
Leia a íntegra da nota da Capitania dos Portos do Ceará
NOTA À IMPRENSA
Fortaleza, CE.
Em 02 de outubro de 2023.
A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na noite do dia 29 de setembro, de atraso no regresso da embarcação “Patriota”, que suspendeu a Praia de Torrões, localizada na cidade de Itarema, litoral Oeste do Ceará, a fim de realizar atividade de pesca distante a cerca de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilômetros) da Praia da Baleia, em Itapipoca-CE.
De imediato, a MB iniciou uma Operação de Busca e Salvamento coordenada pelo Salvamar Nordeste, com a participação da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), e o emprego do Navio-Patrulha “Graúna”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. Foi acionado, ainda, o apoio do SALVAERO RECIFE da Força Aérea Brasileira (FAB).
Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e realizado contato com a comunidade marítima, no intuito de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar as embarcações que navegam em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas.