Mobilização global pelos sistemas agroalimentares em 2023 tem foco na água

economia

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estabeleceu o 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação. Atualmente, a data é celebrada em 150 países para conscientizar sobre a importância da alimentação e as iniciativas em prol da segurança alimentar global, especialmente para as populações mais desfavorecidas. É uma das datas mais significativas no calendário da ONU, evidenciando o compromisso da FAO em sua missão de eliminar a fome no mundo até 2030.

Em 2023, porém, essa mobilização para uma ação global pela transformação dos sistemas agroalimentares terá a água como personagem principal. Com o lema “Água é vida, água e alimento; Não deixe ninguém para trás”, em especial em um mundo onde, atualmente, há 2,4 bilhões de pessoas convivendo com a escassez de água e mais de 600 milhões dependendo de sistemas alimentares aquáticos, cerca de 780 milhões de indivíduos passando fome, o assunto torna-se ainda mais premente. Nesse quadro, são mais de 50 milhões de crianças correndo sério risco de morrer por conta de subnutrição grave.

Segundo o líder das Nações Unidas, António Guterres, a falta de financiamento para o apelo humanitário global em 2023, que contabiliza somente 32% dos recursos necessários, é o grande desafio atual. “É escandaloso que, num mundo de abundância, uma pessoa morra de fome a cada poucos segundos”, afirma ele.

Receitas regionais
Em alusão à efeméride, lembrada desde 1981, o Mesa Brasil Sesc promove, nesta quinta-feira, 19, mais uma edição da Feira de Exposição e Degustação de Receitas Regionais. O evento acontece na Unidade Sesc Fortaleza a partir das 13h, e é inteiramente gratuito.

Ação ocorre juntamente com várias outras programações ao redor do mundo, buscando valorizar o acesso a uma alimentação digna, com comida de qualidade e quantidade suficientes, fortalecendo, assim, a discussão sobre segurança alimentar e nutricional.

Em Fortaleza, o encontro conta com a exposição de receitas doces e salgadas criadas pelas entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil, a partir de técnicas desenvolvidas durante as Oficinas de Aproveitamento Integral dos Alimentos. As vencedoras recebem premiações em forma de doações de alimentos não perecíveis para suas comunidades.

Seguindo essa agenda, o Mesa Brasil promove oficinas show e uma feira de receitas entre suas instituições sociais que preparam receitas regionais a fim de concorrerem entre si, valorizando as potencialidades culinárias das comunidades bem como fortalecendo a rede de ações socioeducativas do programa”. Descreve a coordenadora do Mesa Brasil Ceará, Lidiane Fernandes.

 

Serviço:

Feira de Exposição e Degustação de Receitas Regionais

Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Data: Quinta-feira, 19/10

Horário: 13h