Durante a reunião da Comissão de Turismo da Câmara, nesta quarta-feira (13), o deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE) teve aprovado o requerimento que solicita a inclusão da Bacia Cultural da Chapada do Araripe como Bem Misto na Lista do Patrimônio Mundial, a ser promovida pela Unesco.
“Além de sua relevância ambiental, esse território exerce forte influência na cultura local, que é marcada pelo conjunto de tradições e celebrações coletivas, relacionadas à forma de vida do povo do Cariri, que está integrado à diversidade natural da Chapada do Araripe”, disse Gastão na leitura do requerimento.
O ofício será encaminhado às seguintes autoridades públicas concernentes ao reconhecimento do título:
– Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho – Vice-Presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
– Deputado Arthur Lira (PP/AL) – Presidente da Câmara dos Deputados
– Senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) – Presidente do Senado Federal
– Alexandre Rocha Santos Padilha – Ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
– Camilo Sobreira de Santana – Ministro de Estado da Educação
– Celso Sabino de Oliveira – Ministro de Estado do Turismo
– Margareth Menezes da Purificação Costa – Ministra de Estado da Cultura
– Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima – Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima
– Mauro Luiz Iecker Vieira – Ministro de Estado das Relações Exteriores
– Elmano de Freitas – Governador do Estado do Ceará
– Rafael Fonteles – Governador do Estado do Piauí
– Raquel Lyra – Governadora do Estado de Pernambuco
– Deputado Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) – Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados
– Celso Amorim – Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República
– Leandro Antônio Grass Peixoto – Presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O processo de reconhecimento está em andamento no Iphan e todas as exigências solicitadas pelo órgão foram cumpridas. A Chapada do Araripe é um platô central que cria um território e conecta os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, formando uma paisagem cultural singular, completa e genuína. É um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico.
O reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial de Bem Misto (meio ambiente e cultural), tem relevância tanto do ponto de vista cultural como ao estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da região, trazendo também impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo regional.