Parceria da Justiça eleitoral com Universidade amplia atendimento ao público

economia

Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, estabeleceu um termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A parceria visa apresentar oportunidades e garantir novas experiências aos estudantes no campo do direito eleitoral.

A parceria contempla três eixos de trabalho: o primeiro consiste na implantação de um núcleo de prática jurídica, com ambiente destinado à elaboração de decisões e atos processuais vinculados à justiça eleitoral. O setor contará com a participação ativa dos alunos do curso de Direito da instituição, acompanhados de servidores da justiça eleitoral, sob a supervisão de professores e um juiz designado pela presidência do TRE-CE.

A segunda vertente é a criação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), destinado à cooperação para ideação, criação, prototipagem e validação de soluções inovadoras vinculadas às necessidades da justiça eleitoral e tramitação do direito eleitoral. O núcleo, abrangendo os ODS defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), será supervisionado por docentes da Unifor e servidores da justiça eleitoral.

No LIODS, os alunos desenvolverão trabalhos utilizando a criatividade, a vinculação com o mercado e a pesquisa da necessidade social como um todo. A partir disso, tentarão prototipar e criar situações para inovar nesta área jurídica e garantir o pleno exercício da cidadania, por meio de soluções específicas e práticas.

O terceiro segmento é a criação da sala de atendimento aos eleitores e a prestação de serviço eleitoral aos cidadãos que, de uma maneira geral, tenham problemas vinculados à justiça eleitoral.

Segundo a Instituição de ensino superior, os alunos da graduação em Direito terão a oportunidade de aplicar a teoria acadêmica na prática, diante de necessidades reais.