Câmara municipal aprova reajuste de 10,374% para professores de Fortaleza

política

Após votação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na última terça-feira (06/02), o Projeto de Lei que estabelece o reajuste de 10,374% no salário dos professores foi aprovado pelos vereadores, nesta quarta-feira (07/02). A proposta foi apresentada pela Prefeitura de Fortaleza ao Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) na última sexta-feira (02/02).

O reajuste pactuado irá implantar o índice de 3,62% do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) retroativamente ao mês de janeiro. E, no mês de junho, irá conceder mais um ponto percentual, além da incorporação da regência de classe, que corresponde a 5,5%.

O piso inicial para o magistério de nível 1, com formação em Ensino Médio, será de R$ 4.592,61, valor que se posiciona acima do piso nacional. Junto ao reajuste salarial, a Prefeitura de Fortaleza irá conceder aumento de 10% no vale-alimentação (Adicional de Dedicação Integral). Além disso, o valor mensal a ser pago da pecúnia será definido até o fim do mês de fevereiro

“Acabo de receber a ótima notícia de que os professores da rede municipal de ensino aceitaram a proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Fortaleza e encerraram a paralisação agora há pouco, em assembleia. A partir de amanhã, as atividades escolares já ocorrerão normalmente e será definido um calendário de reposição das aulas perdidas, sem prejuízo para nossos alunos e alunas”, informou o prefeito José Sarto, em publicação nas redes sociais.

O impacto financeiro totaliza um investimento de R$ 136,2 milhões, beneficiando profissionais do magistério, assistentes de educação infantil, aposentados, aguardando aposentadoria, pensionistas e temporários.