Apesar de oficialmente reabertas, as trilhas do Parque Estadual do Cocó estão sem condições de uso por conta das fortes chuvas. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), as trilhas estão submersas e, por enquanto, estão interditadas para segurança dos usuários e preservação das mesmas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fortaleza foi a cidade do país que mais recebeu chuvas no último final de semana, com o registro de 134,6 milímetros. Entre as 7h do sábado (10/02) até as 7h do domingo (11/02), Fortaleza registrou pelo menos 215 milímetros de chuva, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda de acordo com a fundação, foi a segunda maior chuva de Fortaleza nos últimos 50 anos.
Além de submergir as trilhas do Cocó, a primeira grande chuva do ano deixou outros estragos na capital cearense, como ruas e avenidas alagadas, queda de energia, semáforos apagados, casas e lojas danificadas. Porém a chuva deve continuar, a previsão para esta quarta-feira (14/02), é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.