Localizado no bairro Dionísio Torres, o 14° posto de saúde totalmente requalificado, foi entregue pelo prefeito em exercício, Gardel Rolim, nesta segunda-feira (19/02). O posto Miriam Porto Mota foi contemplado no pacote de investimentos para a saúde de Fortaleza e passou por uma grande reestruturação, para garantir mais conforto e segurança aos usuários e profissionais.
Com um investimento total de R$ 477.535,46, o equipamento foi contemplado com diversas melhorias, como nova cobertura, piso tátil para pessoas com limitações visuais, revisão das instalações elétrica, hidráulica e sanitária, revestimento cerâmico, adequação dos guichês do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) e farmácia, além de instalação de torneiras com acionamento pelo cotovelo, manutenção das lixeiras e acessibilidade.
“Como servidor da saúde e militante pelo SUS, fico muito feliz com essa entrega. Esse é um dos postos mais utilizados pela cidade, com ampla cobertura e que já contava com equipes completas. E ele passou por troca de piso, revestimento de paredes e uma melhora completa da estrutura física do prédio”, declarou o prefeito em exercício.
A unidade atende cerca de 53 mil pessoas residentes no bairro e seu entorno. E de acordo com secretário da Saúde (SMS), Galeno Taumaturgo, é uma área de referência, muito utilizada, principalmente o setor de vacinas”, comentou o
Estiveram presentes na entrega, os vereadores Paulo Martins, Iraguassu Filho, Kátia Rodrigues, Renan Colares, Moura Taxista e Luciano Girão. Também estiveram durante a cerimônia de entrega os secretários Galeno Taumaturgo, Benigno Júnior, Teka Lenz e Rennys Frota
Equipes de Saúde
O posto de saúde Miram Porto Mota conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), três equipes de saúde bucal e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A unidade conta ainda com uma estrutura de três consultórios médicos, um consultório para classificação de risco e uma sala de prevenção ginecológica.
Os usuários têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, prevenção ginecológica e de mama, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites, gravidez, covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, além de outros serviços.