Lagoa de Messejana passa por limpeza

política

Para conter riscos de inundação e alagamentos a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional realiza uma ação na Lagoa de Messejana. Além de lixo, foram recolhidos dejetos, recicláveis e aguapés durante a ação que faz parte do cronograma de limpeza urbana de canais e lagoas em diversos bairros.

O serviço, que integra o plano de trabalho do Comitê da Quadra Chuvosa, conta com 39 trabalhadores e o auxílio de máquinas retroescavadeira e escavadeira hidráulica, bem como caminhões multiuso. Até o momento, foram coletadas em torno de 570 toneladas de resíduos.

Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa da Messejana faz parte da bacia do Rio Cocó, sendo a segunda maior lagoa de Fortaleza, ficando atrás apenas da Lagoa da Parangaba. O local abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, construída em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor cearense José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.