A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já oferece o serviço de emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN), válida em todo o País. Segundo o coordenador da Casa do Cidadão da Alece, Frederico Araripe, a procura pelo novo documento tem sido boa e o prazo para a troca, para aqueles que possuem o atual RG válido, vai até 2032.
Na CIN é possível incluir outros documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, identidade profissional e tipo sanguíneo.
“Com a CIN, o cidadão tem todos os seus dados em um só documento, o que facilita a consulta e amplia a segurança”, acentua.
Frederico Araripe informa que, por se tratar de um novo documento, a nova carteira está sendo entregue, em média, em 30 dias e que a carteira digital só pode ser expedida após o recebimento da impressa.
“Na CIN impressa existe um QR Code pelo qual o cidadão acessará o link para emitir sua carteira digital. Apenas nesse formato constarão as informações extras da CIN”, pontua o coordenador.
COMO FAZER
Cada interessado em conseguir o documento deve procurar um dos postos de atendimento nas Casas do Cidadão da Alece nos municípios de Barbalha e Maracanaú e, em Fortaleza, nos shoppings Iguatemi e Benfica. Para estar apto, a pessoa precisa estar com seu CPF regular na Receita Federal. A primeira via da CIN será gratuita para todos.
Os documentos exigidos para a emissão são: CPF, certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para casados, separados, divorciados e viúvos). Frederico ressalta que também é necessário um comprovante atual de endereço, pois na nova carteira é usado o CEP da rua, não sendo possível usar o CEP geral do Estado. Todos os documentos devem ser apresentados em original e cópia.
Todos os atendimentos são realizados por meio de agendamentos, que podem ser feitos no link http://tinyurl.com/mr2t87p7.
SERVIÇO
A Casa do Cidadão da Alece atende no edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece), na avenida Pontes Vieira, 2.348. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (85) 3277.2782 e (85) 3277.2786 ou pelo e-mail casadocidadao@al.ce.gov.br.