Segundo prazo para desconto no IPTU termina na próxima semana

política

O prazo para os contribuintes garantirem desconto no pagamento em Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Manejo de Resíduo Sólido Urbano (TMRSU), com desconto de 6,5% e 7,5%, termina no dia 7 de março. O contribuinte que optar pelo pagamento dos dois tributos unificados, no mesmo código de barras, receberá mais 2% de desconto no valor do IPTU.

Para ter acesso aos dois boletos o contribuinte pode acessar o site da Sefin, na aba “Serviços”. O acesso ao pagamento também está disponível pela Plataforma Fortaleza Digital ou por meio do App Sefin Digital.

O pagamento pode ser feito em até 10 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 75,57, com vencimento no quinto dia útil de cada mês. Para o contribuinte que optar pelo parcelamento dos tributos, é possível efetivar o pagamento da primeira parcela no mesmo prazo, de forma separada ou unificada, através do mesmo código de barra.

Descontos

Os cadastrados no programa Nota Fortaleza podem, ainda, acumular descontos no IPTU de 1%, 1,5% e 2%, a partir da pontuação que tem como base o valor das Notas Fiscais de Serviços emitidas e o valor venal do imóvel. Desta forma, os descontos para este vencimento podem chegar a 10% no IPTU, quando pago unificado.

O contribuinte ainda terá a última opção de pagamento com desconto no IPTU de 4%, e TMRSU de 5%, com vencimento no dia 5 de abril. Os descontos acumulados do Nota Fortaleza e pagamento unificado também são válidos para esta última opção de Cota Única.

Forma de pagamento

O pagamento do boleto pode ser feito na rede bancária conveniada, nas agências lotéricas/CEF, ou ainda, via cartão de crédito, de qualquer bandeira, com parcelamento em até 12 vezes. Para esta modalidade, o contribuinte deverá acessar o banner de pagamento com cartão, disponível no site da Secretaria.

Atendimento Virtual

Todas as informações referentes à TMRSU e IPTU estão disponíveis no site. É possível ter acesso aos canais de atendimento: Guichê Virtual e o Fale com a Sefin. O contribuinte pode conversar com um dos atendentes no Guichê Virtual, para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente online, por meio de chamada de áudio e vídeo. Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo.

Caso o contribuinte ainda precise solucionar alguma pendência de forma presencial, é necessário agendamento no site da Sefin. A Secretaria dispõe do atendimento na sede do órgão (Rua Gal. Bezerril, 755 – Centro), e, Vapt-Vupts de Messejana e Antônio Bezerra.