Prefeitura de Fortaleza segue em diálogo com representantes sindicais sobre reajuste

política

A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (12/03), mais uma vez os representantes de sindicatos dos servidores públicos municipais para negociar o reajuste salarial de 2024. Entre as demandas discutidas, também foram estiveram o aumento do valor do vale alimentação e a descompressão dos Planos de Cargos e Carreiras (PCCS). Visando alcançar um consenso, uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira (15/03).

Na última reunião, a Prefeitura de Fortaleza havia se comprometido a conceder 4,62% de reajuste salarial de forma escalonada, equivalente à recomposição inflacionária do ano passado. Desta vez, as representações pediram que o reajuste fosse realizado de forma única. João Marcos, titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), confirmou que levará esta e outras demandas para discussão com o prefeito José Sarto.

“A contraproposta do grupo que esteve agora conosco é de que os 4,62% sejam aplicados de uma única vez. Isso será levado ao prefeito Sarto. Outro pleito deles é aprofundar a análise da descompressão dos PCCS, para corrigirmos algumas possíveis distorções. Além disso, outro pleito é relacionado ao auxílio alimentação. A demanda é que o valor do auxílio seja equivalente ao que já é pago aos servidores da educação: R$ 16,50”.

“Até antes da próxima reunião, irei me encontrar com o Prefeito Sarto para comunicar as demandas apresentadas pelos servidores. Elas estão próximas daquilo que a Prefeitura já apresentou, necessitando apenas de um ajuste fino. Na próxima reunião, iremos discutir, em especial, a descompressão. Precisamos dar mais clareza à questão, escutando as demandas das categorias”, concluiu João Marcos, esclarecendo qual será a principal pauta do próximo encontro.

Participaram da reunião representantes dos sindicatos Frente Sindical das Entidades Representativas dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Fersep), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece), Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará (Sasec), Sindicato dos Agentes Municipais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Sindiguardas) e Sindicato dos Trabalhadores em Logística e Transportes (Sinditrans).