Alece celebra acordo de cooperação para o repasse de vacinas

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Secretaria da Proteção Social (SPS) assinaram, na tarde de quinta-feira (14/03), um acordo de cooperação para o repasse de vacinas ao Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). A ação permitirá que a Sala de Vacinação existente no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III), seja colocada em funcionamento.

O primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB), ressaltou as ações da Casa que possibilitam uma aproximação ainda maior com a sociedade.

“É mais um passo importante para a gente conscientizar sobre a importância da vacinação e fazer com que o cidadão que vai procurar um serviço que a Assembleia oferece já tenha outro disponível”, afirmou. O parlamentar elogiou ainda a atuação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), e da primeira-dama da Alece, Cristiane Sales Leitão, para ampliar a gama de serviços que a Casa oferta à população.

De acordo com a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, a iniciativa da Alece é fundamental para a população. A secretária informou que a SPS também oferta vacinação à população nos Vapt Vupts de Messejana, do Antônio Bezerra, do Shopping Riomar e, em breve, do Centro.

Na avaliação da primeira-dama da Alece e coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Cristiane Sales Leitão, promover parcerias entre todos os poderes é de fundamental importância para os cidadãos. A primeira-dama também adiantou que a parceria entre a Alece e a SPS vai permitir a abertura de uma sala sensorial na Casa do Cidadão da Alece, com foco no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista (TEA).

Segundo o diretor do DSAS e presidente da Associação dos Servidores da Alece (Assalce), Luis Édson Sales, a oferta de vacinas na Casa era uma reivindicação dos servidores do Legislativo. E a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, explicou que, na Sala de Vacinação, serão ofertados todos os imunizantes do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

“A sala está preparada, e temos profissionais qualificados (para aplicação dos imunizantes)”, comentou. A orientadora informou ainda que o serviço já começará a ser ofertado assim que os imunizantes forem disponibilizados e que uma campanha de divulgação será feita para informar os servidores e a população sobre o início do funcionamento.

Também estiveram presentes na assinatura a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; o secretário-executivo do Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo Carvalho; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, Maria Elenice Ferreira Lima, e Luana Recamonde, esposa do primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira.