Alece arrecada 206,5 kg de lacres e possibilita a compra de equipamentos de acessibilidade

política

Por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (18/03), a entrega de equipamentos de acessibilidade para o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp). A ação faz parte da campanha institucional Lacrou, que arrecadou lacres de alumínio para contribuir com a campanha Eu Ajudo na Lata, do Instituto Unimed Fortaleza.

Por meio da doação de 206,5 quilos de lacre por parte da Alece, foi possível vender o montante e destinar o valor arrecadado à compra de andadores, muletas e cadeiras de rodas para pessoas que precisam do equipamento. Por se portar como a instituição estadual que realizou a doação da maior quantidade de lacres, o Parlamento cearense, via Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, obteve a opção de escolher uma entidade para entregar os donativos.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, destacou o engajamento dos servidores da Casa na campanha e garantiu que novas ações e projetos voltados para a questão socioambiental continuarão sendo prioridade.

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, destacou a importância da iniciativa como uma ferramenta para ajudar pessoas que precisam dos equipamentos, ao mesmo tempo em que é gerado um impacto positivo também no meio ambiente por envolver o processo de reciclagem do alumínio.

“A campanha, além de apresentar boas práticas no campo social, também é benéfica por contribuir para a proteção ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos de alumínio nos aterros sanitários e evitando a contaminação do meio ambiente”, afirma.

Campanha Lacrou

Criada em 2021, a campanha Lacrou incentiva os servidores, colaboradores e terceirizados da Alece a doarem garrafas de dois litros com lacres de alumínio para serem trocados por canecas. O projeto, além de arrecadar os lacres e destiná-los para a campanha Eu Ajudo na Lata, do Instituto Unimed Fortaleza, incentiva a redução de copos plásticos em meio à jornada de trabalho nas dependências da Casa Legislativa.