Prefeitura inicia arborização em infraestruturas cicloviárias

política

Com objetivo de incentivar o uso de bicicletas, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), deu início a mais uma das ações de plantio de árvores adultas em infraestruturas cicloviárias da Capital. O programa Plantando Ciclos iniciou pela Av. Carapinima, onde foram plantadas espécies em 1 km da ciclovia; e pela ciclovia da Av. Beira-mar, que teve árvores plantadas entre as vias Rui Barbosa e Ildefonso Albano. A próxima infraestrutura a receber o plantio fica na Rua Senador Roberto Kennedy, na Barra do Ceará.

Para o projeto paisagístico da Av. Carapinima foram escolhidas árvores das espécies Pajeú, Ipê Caroba-Branca, Angico, Jacarandá, Pau-Branco, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Pau-ferro, e Cumaru do Sertão. Para complementar o projeto também foi utilizada vegetação rasteira (forração) e arbustiva em trechos da ciclovia, com as espécies Vetiver, Erva Cidreira, Capim do Texas e Chuva-de-prata.

O programa pretende dobrar o número de ciclistas na Capital de 5% para 10% até 2033. Por meio do programa, a Prefeitura vem implementando medidas para oferecer mais segurança e conforto para quem usa a bicicleta como meio de transporte em Fortaleza.

Com isso, o plantio das árvores tem o intuito principal de aumentar o sombreamento nas infraestruturas cicloviárias e ajudar a reduzir a sensação de calor dos ciclistas. A iniciativa está aliada à instalação dos Xiringadores, equipamentos inéditos na Capital que oferecem o frescor de jatos d’água e água potável para hidratação.

Incentivo ao uso da bicicleta

Tendo como guia a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que prioriza modos de transporte mais sustentáveis, a exemplo da bicicleta, o Pedala Mais pretende dobrar o número de ciclistas na Capital de 5% para 10% até 2033. Por meio do programa, a Prefeitura vem implementando medidas para oferecer mais segurança e conforto para quem usa a bicicleta como meio de transporte em Fortaleza.

O trabalho realizado na Av. Carapinima também teve a colaboração da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

As infraestruturas cicloviárias que recebem o plantio são definidas a partir de análises do volume de ciclistas e de ilhas de calor da cidade.