O Diretório do Partido dos Trabalhadores de Maracanaú votou, na noite desta quinta-feira (21), contra candidatura própria com Júlio César Filho e decidiu apoiar a reeleição do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil).
O processo para apresentação da resolução com apoio ao atual prefeito foi iniciado 24 horas antes da votação, que reuniu os membros do Diretório do Partido, que conta com cargos na gestão, como o membro da Executiva Municipal do PT, Nailton Marques, secretário de Juventude e Lazer de Maracanaú.
A manobra aconteceu quando a presidente do partido em Maracanaú, Teresinha dos Santos, convocou por mensagem os 23 membros da executiva do partido, às 17h do dia 20 de março, para uma reunião no dia seguinte, 21 de março, às 19h, com pauta de Resolução Tática. A reunião aconteceu em um local privado, sem a permissão de entrada dos filiados do partido, nem como ouvintes e muitos sequer sabiam o teor da Resolução.
O deputado Júlio tentou argumentar com os membros da executiva para que revissem a situação e permitissem a entrada dos filiados. “Conversei com os membros da executiva, para que os filiados que estavam fora do local pudessem ao menos participar como ouvintes, apelei para bom senso, mas infelizmente, não os deixaram entrar. Somos um partido democrático e aberto ao diálogo, mas não é isso que está acontecendo em Maracanaú”, explicou o deputado.
Os filiados, impedidos de entrar na reunião, estavam indignados e acusaram o Diretório de se curvar à gestão Roberto Pessoa. “Infelizmente hoje a democracia não foi respeitada. O correto é ficar ao lado de uma candidatura que favoreça o povo trabalhador”, desabafou a militante Joana Darc.
Júlio César Filho chegou a fazer sua defesa da retirada do item 4 da resolução que trazia a sugestão de apoio ao prefeito Roberto Pessoa e que os membros votassem por uma candidatura própria, o que não se concretizou na votação.
Para o deputado, o PT de Maracanaú é maduro o suficiente para uma candidatura própria e não pode ficar se contentando com pequenos cargos, tendo em vista a magnitude de uma cidade como Maracanaú, que tem o segundo PIB do Estado e fala em recorrer da decisão ao Diretório Nacional. “Maracanaú merece uma gestão com a cara do Partido dos Trabalhadores, merece ser protagonista da sua história. Vamos recorrer da decisão na instância nacional, já que o processo de decisão não foi transparente. Vamos conversar com nossos líderes, o ministro Camilo, governador Elmano, deputado Guimarães sobre o ocorrido”, completou.
Veja a Resolução do PT de Maracanaú completa:
PARTIDO DOS TRABALHADORES Maracanaú-Ce
Resolução do Diretório Municipal
Considerando a resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, de 18 de dezembro de 2023, que estabelece o regulamento para encontros ou prévias tendo em vista as eleições municipais de 2024;
Considerando a Resolução do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, de 30 de novembro de 2023, no sentido de orientar as correntes partidárias o aprofundamento do diálogo na perspectiva de consensos progressivos em relação ao processo da Tática Eleitoral do município ;
Considerando o princípio da democracia interna que constitui a base da organização partidária;
Considerando a responsabilidade política do Partido dos Trabalhadores em apresentar, no mais curto espaço de tempo, à federação Brasil da Esperança, aos partidos da base aliada do Governo Elmano, e, especialmente, ao povo de Maracanaú, um projeto democrático e popular bem como o planejamento e as orientações na montagem das chapas do arco de alianças;
Considerando a disposição de valorosos quadros públicos do partido, que se apresentarem como pré-candidatas e pré-candidatos proporcionais para representá-lo no processo eleitoral que se aproxima;
O Diretório municipal do partido dos trabalhadores de Maracanaú, reunido em 20 de março de 2024, resolve, por sua ampla maioria:
1. Montar uma chapa proporcional forte, atraindo e filiando vereadores ao partido, com Pré-candidaturas pelo PT e os partidos da Federação Brasil da Esperança para eleições de 2024, com possível eleição de uma bancada de no mínimo 3 vereadores;
2. Ampliar as articulações eleitorais no município para o fortalecimento das relações com as outras federações e partidos políticos que apoiam os governos de Lula e de Elmano de Freitas no Ceará.
3. Organizar uma série de eventos territoriais como forma de preparação do partido e seus aliados para as eleições municipais de 2024 através de “Seminários Territoriais e Temáticos do PT Maracanaú-CE: Democracia e Participação Popular”, considerando que estes certames demarcam um momento estratégico para a construção de sólida aliança popular e democrática que promova a recondução dos Governos Lula e Elmano em 2026 e o projeto nacional baseado na ampliação das liberdades democráticas, dos direitos sociais, da industrialização, da defesa da inclusão social, do desenvolvimento, da industrialização da defesa do meio ambiente, da soberania nacional e da integração regional.
4. Apoiar a candidatura a reeleição do atual prefeito “Roberto Pessoa” do União Brasil, sendo de outro partido porém obedecendo à política de alianças definida pelo Diretórios Nacional, Estadual e Municipal do PT.
5. Como a decisão sobre as regras para as escolha do processo contou com mais de 2/3 dos membros previsto na resolução do PT Nacional, a instância municipal poderá encaminhar os nomes dos pré-candidatos a vereadores até 15 de Abril de 2024, em calendário a ser definido em conjunto com as instâncias superiores e obedecendo a lei eleitoral vigente.
7. Debater as políticas convergentes com os compromissos de campanha a ser documentados no Plano de Governo e, ao mesmo tempo, apontar deficiências e apresentar propostas num debate crítico, transparente e construtivo.
8. Com o apoio dos partidos da Federação Brasil da Esperança, focar no desafio particular das campanhas para as eleições de 2024, por proporcionar oportunidade privilegiada para ampliar a Frente popular e avançar na unidade em torno de um projeto de engrandecimento de Maracanaú-CE.
9.Determinar ao Grupo de Trabalho Eleitoral, já nomeado pela Executiva Municipal, ou a própria Executiva Municipal a condução do processo eleitoral, bem como qualquer aprovação necessária no processo.
Diretório Municipal do PT de Maracanaú-CE
Aprovado em:
Maracanaú-CE, em 20 de Março de 2024