Discurso de Luizianne Lins reverbera com filiação de Ilo Neto ao PT em Iguatu

interior política

A notícia da filiação de Ilo Neto ao Partido dos Trabalhadores corrobora o que a deputada federal Luizianne Lins tem dito sobre o que a sigla se tornou. Para a Loura, o PT tem se tornado um amontoado de interesses, visto que a aglutinação de alguns filiados que em nada tem a ver com o que o partido.

 

O sinal começou a ser acionado com o convite e filiação do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. É justo querer sair de um partido (PDT) que mais o sabotou do que ajudou nas eleições de 22. Leitão deve sua ascensão na política ao senador Cid Gomes, logo seria coerente que o mesmo seguisse o padrinho político para o PSB, o que não aconteceu, e que causou uma saia justa entre os dois.

 

A ausência do senador nas eleições de 2022 fez com que Camilo Santana se tornasse cada vez mais forte. Com a evidência de Lula e o desgaste causado pelo desgoverno Bolsonaro, apesar do aperto da vitória, estava nítido a força do PT no estado e para qual lado a eleição nacional seguiria. A vitória acachapante de Elmano de Freitas logo no primeiro turno, deixou cristalina a força do “Ceará 3 vezes mais forte”. Talvez essa força tenha seduzido Evandro a optar por Camilo, achando que é mais certo ganhar com ele, do que o duvidoso com Cid. Difícil crer, porém não impossível dizer que a filiação de Leitão cause um racha no PT.

 

Em Iguatu a situação é um pouco diferente. É conhecida a ideologia bolsonarista na família do deputado estadual Agenor Neto. Vem desde as eleições de 2018. Se nem o eleitor médio gosta de apoiar o candidato que vai perder, que dirá os que vivem no e do ecossistema da política cearense. O pragmatismo, muitas vezes necessário na política, também pode causar dor de cabeça, e já vem causando.

 

O diretório estadual do PT no Ceará aprovou, com 12 votos favoráveis, a filiação de Ilo Neto, pré-candidato a prefeito de Iguatu. Segundo matéria do Diário do Nordeste, a decisão causou um racha no partido no município, já que o diretório local anunciou a pré-candidatura do militante petista Dr. Sá Vilarouca em janeiro deste ano.

 

Mesmo sendo um petista “raiz”, Dr parece estar sendo preterido, já que a chegada de Ilo conta com o apoio do governador, do ministro Camilo, e do deputado federal José Guimarães. Pelo visto está valendo tudo para ganhar uma eleição. O prefeito Sarto foi bastante criticado por partidos e políticos à esquerda, quando deu uma guinada para direita, colocando em regionais pessoas ditas bolsonaristas.

 

Parece estar na moda ser político camaleônico. Coração na direita com o apoio da esquerda.