O nascimento das primeiras tartarugas marinhas naturais do Icaraí, em anos, aconteceu na tarde desta sexta-feira (22/03), na orla da região. O momento foi contemplado por 80 alunos da escola municipal Celina Sá Morais, por moradores e crianças, que acompanhavam atentos. No total, foram registrados o nascimento de 113 animais, da espécie tartaruga de pente.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que também acompanhou o momento, celebrou o ganho ambiental, após as requalificação da faixa de areia do mar do Icaraí.
“Para nós, é um sinal claro de que a vida marinha também foi beneficiada pelos Espigões. Essas tartarugas que realizaram a desova no Icaraí agora em 2024 provavelmente tentaram fazer o mesmo em anos anteriores, já que, por instinto, elas tendem a retornar ao local em que nasceram para isso. O que foi impossibilitado devido ao avanço do mar. Agora, elas podem voltar a percorrer o local onde nasceram para perpetuar a espécie, já que o próprio Icaraí ganhou uma nova vida após os Espigões”, disse.
A engorda da faixa de areia foi planejada não só para valorização imobiliária e aquecimento na economia local, mas também para melhorias ao meio ambiental. Em fevereiro, o Instituto do Meio Ambiente do município (IMAC), registrou o primeiro ninho na região. De lá pra cá, mais 9 pontos de desova foram registrados na orla do Icaraí.