Governo do Ceará desiste de vez do Acquario e quer doar imóvel à UFC

política

O projeto de lei 21/2024 começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (27/03), enviado pelo Governo do Estado. A matéria prevê a doação imóvel onde seria construído o “Acquario do Ceará” para a Universidade Federal do Ceará (UFC). O espaço, atualmente ocupado pelos restos da obra inacabada, abrigará um novo campus da unidade de ensino.

Conforme o projeto, a doação ocorre para criar um “espaço interativo e inovador para a educação, o turismo e a cultura, expandindo o conhecimento acadÊmico para a sociedade, por meio de ações de extensão”. O local deverá abrigar o Campus Iracema, que sediará os cursos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). Outras duas graduações ainda podem ser criadas: Turismo Ecológico e Meteorologia.

Acquario do Ceará

O projeto do Acquario é uma herança da gestão Cid Gomes à frente do Palácio da Abolição. A construção do aquário foi anunciada em 2009 e seria o maior da América Latina e terceiro maior do mundo. A obra seria concluída até a realização da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. No entanto, após o gasto de R$ 112 milhões, o Governo do Estado, após não conseguir encontrar patrocinadores na iniciativa privada, abandona de vez o projeto e quer dar outra função ao imóvel.