A Ouvidoria-geral do Ministério Público do Estado do Ceará participou, na última quinta-feira (18/04), da primeira reunião ordinária de 2024 da Rede de Ouvidorias do Ministério Público, que ocorreu no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. A procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina, que é ouvidora-geral do MP do Ceará, representou o órgão ministerial no encontro, e, junto aos demais representantes dos MPs estaduais, discutiu estratégias para garantir a proteção dos direitos da população. Entre os temas que foram destaques na reunião, estão a atuação das ouvidorias nas eleições municipais de 2024 e no combate à violência policial.
“Foi extremamente positivo. Tivemos diálogos bem abertos sobre a atuação das ouvidorias e sobre a necessidade de mostrarmos à sociedade que o Ministério Público está ao lado do povo e que a Ouvidoria existe para acolher a população, uma vez que este é o primeiro canal do órgão ministerial com o público”, afirma a ouvidora-geral Loraine Jacob Molina.
A ouvidora e conselheira nacional do Ministério Público, Ivana Cei, que é procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá, deu início ao encontro, apresentando estratégias para atuação das ouvidorias nas eleições deste ano. Além disso, a procuradora de Justiça também destacou a importância de a violência policial ser combatida no âmbito da Ouvidoria Nacional.
O encontro contou ainda com a participação da diretora nacional de Finanças do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Margarete de Castro Coelho, que ministrou palestra para apresentar às ouvidorias um Plano de Trabalho que busca fomentar as oportunidades de geração de renda e de desenvolvimento econômico às mulheres, por meio do trabalho qualificado.