Entre passos sincronizados e pura expressão corporal, há milênios a dança transcende fronteiras culturais, unindo pessoas em uma linguagem universal. No Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o mundo volta os olhos para essa forma de arte que vai além do entretenimento, promovendo saúde física, mental e emocional para aqueles que a praticam.
A dança não é apenas uma atividade recreativa; é também uma poderosa ferramenta de bem-estar. Aqui estão cinco benefícios que a dança oferece para pessoas de todas as idades, conforme explica Karol Mourão, professora do curso de Dança de Salão da Rede DAC do Sesc Ceará:
- Melhora da saúde cardiovascular: A dança é uma forma divertida de exercício aeróbico, que aumenta a frequência cardíaca e melhora a circulação sanguínea, ajudando a fortalecer o coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
2.Aumento da flexibilidade e equilíbrio: Os movimentos graciosos da dança ajudam a alongar os músculos e a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, contribuindo para uma postura melhor e reduzindo o risco de quedas, especialmente em idosos.
- Alívio do estresse e da ansiedade: Dançar libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis por promover sentimentos de felicidade e bem-estar. Além disso, a expressão corporal na dança pode ajudar a liberar emoções reprimidas, proporcionando um alívio natural do estresse e da ansiedade.
- Estímulo cognitivo: A dança exige concentração, memória e coordenação, estimulando o cérebro e ajudando a melhorar a função cognitiva. Estudos mostram que a dança pode até mesmo ajudar a reduzir o risco de demência em idosos.
- Promoção da socialização e conexão: Dançar muitas vezes é uma atividade social, que permite às pessoas se conectarem umas com as outras de maneira significativa. A dança em grupo, especialmente, promove a construção de amizades, a confiança e a sensação de pertencimento.
Dança no Sesc
Para celebrar não apenas a arte do movimento, mas também os inúmeros benefícios que a dança proporciona para pessoas de todas as idades, o Sesc Ceará oferece contato com essa linguagem artística através da sua Rede de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Rede DAC), que oferece cursos como:
Dança de Salão
Utilizando uma metodologia totalmente prática, o curso para iniciantes visa apresentar ao aluno passos básicos de bolero, samba de gafieira, forró e salsa de forma prática e expositiva. A proposta é apresentar técnicas básicas desses ritmos, desenvolvendo a expressão corporal e estimulando a interação social; Disponível em níveis que vão do Iniciante ao Avançado;
Balé
Disponível para alunos a partir dos 3 anos de idade, o balé é uma modalidade que trabalha corpo e mente, nos ajudando a melhorar a flexibilidade, a resistência corporal e proporcionando leveza e sensibilidade.
Sobre a Rede DAC
De acordo com o Referencial Programático do Sesc, a Rede DAC tem a finalidade de proporcionar a ampliação de saberes artísticos-culturais por meio de cursos, oficinas, palestras, seminários, fóruns e debates envolvidos nas cinco linguagens: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura.
SERVIÇO:
Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural
Mais informações:
Juazeiro do Norte: (88) 3512-3355 / 3587-1065
Fortaleza: (85) 3464-9326
Iguatu: (88) 3581-1130
Sobral: (88) 99652-8130
Crato: (88) 3586 9163 / 3586-9182
Caucaia: (85) 3434 9362