Gardel instala CPIs para investigar atuação da Enel, Cagece e aplicativos de transporte em Fortaleza

política

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, anunciou, nesta terça-feira (30/04), a instalação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa. A primeira, referente ao requerimento 1573/2024, dá-se para investigar “possíveis irregularidades por parte das empresas de tecnologia que gerenciam o exercício da atividade e transporte individual de passageiros e pequenas cargas através de aplicativos” em Fortaleza.

A CPI dos aplicativos é composta por Carlos Mesquita, Luciano Girão, Marcelo Lemos, Dr.Vicente, Inspetor Alberto, Consul do Povo e Márcio Martins.

A segunda CPI, solicitada por meio do requerimento 1574/2024, “investigar possíveis abusos e irregularidades nos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica Enel”. Composta pelos vereadores PP Cell, Kátia Rodrigues, Danilo Lopes, Pedro Matos Júlio Brizzi, Ronaldo Martins e Márcio Martins.

A terceira CPI, referente ao requerimento 1575/2024, para averiguar os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto de Fortaleza. Composta pelos parlamentares Lúcio Bruno, Iraguassú Filho, Tia Francisca, Ana do Aracapé, Gabriel Aguiar, Priscila Costa e Cláudia Gomes.

 

CPI das desafetações

Gardel negou ainda que a instalação das três CPIs seja consequência da tentativa de vereadores da oposição de instalar uma comissão para averiguar projetos de desafetação para venda de imóveis públicos. “Uma coisa não tem absolutamente nada a ver, implicância com a outra. Essas três CPIs foram protocoladas ainda no mês de março, muito antes de qualquer anúncio ou debate de qualquer outra CPI. E como diz o regimento: nós vamos fazer funcionar essas três, que já estavam protocoladas, e, a posterior disso, poderá certamente funcionar qualquer outra CPI”, encerrou o presidente da Casa.