Alece celebra os 22 anos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

política

Em sessão solene no Plenário 13 de Maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, nesta sexta-feira (03/05), os 22 anos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A solenidade, que acontece a partir das 17h, atende a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT).

De acordo com o parlamentar, o equipamento é responsável por mais de 50% de toda a exportação do Ceará. O Terminal Portuário também é protagonista na transição energética no Brasil através da instalação do Hub do Hidrogênio Verde no Ceará, e projeta um investimento de R$ 2,2 bilhões até 2028, para concretizar o Hub.

“O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) cresce com o intuito de desenvolver a economia local, regional e nacional, com movimento de materiais siderúrgicos, fertilizantes, granel e contêineres”, argumentou o deputado.

Cláudio Pinho frisou ainda que o Pecém nasceu para inserir o Ceará na rota internacional do comércio e acrescentou que as atividades industriais do equipamento agregam desenvolvimento, sustentabilidade e logística aprimorada.

“O complexo registra, nos últimos cinco anos, movimentação média anual superior a 18 milhões de toneladas e foi recorde de movimentação em 2022″, pontuou.

O CIPP está localizado entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza, e ocupa uma área de 18.593 hectares.