A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) conta com programas que têm o objetivo de promover o bem-estar e a proteção de mães e filhos em Fortaleza. As ações têm como foco fortalecer os vínculos familiares, garantir o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, e combater problemas como o trabalho infantil e a violência.
De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 15% dos lares são chefiados por mães solteiras. Por meio de programas como o Cartão Missão Infância, que beneficiou mais de 8 mil famílias, visando não apenas proporcionar auxílio financeiro, mas também o acesso a políticas públicas voltadas para a primeira infância, as mães têm a oportunidade de construir um futuro mais promissor para seus filhos.
“Nossa maior expectativa não se limita ao auxílio financeiro. Esperamos que o impacto seja observado no contexto e no território em que essa criança vive, tornando ela e sua família verdadeiros sujeitos de direitos. Queremos que haja perspectiva de acesso não só a este programa, mas também a outras políticas públicas direcionadas às crianças pequenas”, afirma o presidente da Funci, Raimundo Matos.
Adicionalmente, o programa de Apoio às Famílias oferece suporte social, psicológico e educacional, importante para as mães solteiras que enfrentam desafios únicos na criação de seus filhos. Em momentos de estresse, ansiedade ou tristeza, o suporte emocional pode fornecer um espaço seguro para expressar sentimentos, buscar orientação e encontrar conforto que se sentem sobrecarregadas com as responsabilidades da maternidade sem o apoio de um parceiro.
O programa também oferece orientação e suporte às famílias beneficiadas, ajudando as mães a desenvolverem habilidades de enfrentamento saudáveis, promovendo a autoconfiança e a autoestima. Ter alguém com quem compartilhar suas experiências e sentimentos reduz o isolamento e aumenta o sentimento de pertencimento e conexão com outras pessoas.
Para solicitar a inscrição ou em caso de dúvidas, é possível ligar para (85) 3131.7813 ou 156 ou acessar a Central 156. O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança.
Além do Cartão Mais Infância, a pasta conta com outras iniciativas que promovem o bem-estar e a garantia de direitos de mães e filhos num contexto legal e humanizado. O Programa de Incentivo à Adoção, por exemplo, promove o direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes. A fundação também ampara mães que manifestam um interesse em entregar seus filhos para adoção, garantindo que eles sejam resguardados em relação aos seus direitos.
Programa Entrega Legal
O programa “Entrega Legal” é uma iniciativa que garante um processo seguro e humanizado para a entrega voluntária de crianças para adoção. O programa oferece suporte emocional e jurídico às mães que decidem entregar seus filhos para adoção. Ao invés de recorrer a práticas clandestinas e arriscadas, as mães têm a oportunidade de realizar a entrega de forma legal, garantindo assim os direitos tanto da criança quanto da mãe biológica.
Um dos principais objetivos do programa é promover a convivência familiar e comunitária das crianças, assegurando que elas sejam acolhidas por famílias que possam oferecer amor, cuidado e estabilidade emocional. Além disso, o Entrega Legal busca reduzir a burocracia e os obstáculos enfrentados pelas mães que optam por entregar seus filhos para adoção, garantindo um processo mais ágil e transparente.
Facilitando a entrega legal, o programa também oferece suporte psicológico e social tanto para as mães biológicas quanto para as famílias adotivas. Minimizando o impacto emocional desse processo tanto para as mães quanto para as crianças, garantindo que todas as partes envolvidas recebam o apoio necessário para enfrentar essa importante transição de forma saudável e positiva. A demanda é espontânea, as mulheres podem entrar em contato pelo WhatsApp 984066423/989706148.