O novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza está levando mais tecnologia ao atendimento dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) da capital. Com a Telemedicina e o serviço Opinião do Especialista, a Prefeitura está proporcionando maior resolutividade à demanda do paciente diretamente no posto de saúde, durante sua consulta.
Há dez meses em funcionamento, a ferramenta conta hoje com nove especialidades, divididas em: Cardiologia; Ginecologia- Obstetrícia; Urologia; Psiquiatria; Dermatologia; Endocrinologia; Mastologia; Hematologia e Odontologia. O critério de escolha das especialidades para integrar o serviço é baseado em pesquisas técnicas, ouvindo os profissionais e suas principais necessidades de esclarecimento clínico.
A ferramenta possibilitou, desde seu lançamento, até o dia 29 de abril, 7.850 atendimentos. As três áreas médicas que registraram maior impacto foram: endocrinologia – com redução de 54% de encaminhamentos para consulta, seguido de dermatologia (-41%) e cardiologia (-38%).
Como funciona
O serviço é uma das iniciativas da Prefeitura de Fortaleza voltadas à redução de filas para consultas, exames ou cirurgias. Por meio dele, o médico do posto de saúde, durante a consulta, pode enviar suas dúvidas sobre o quadro clínico do paciente para um médico especialista, com tempo de resposta de até 72h.
Durante esta troca de mensagens é possível fechar diagnósticos e prescrever a abordagem terapêutica adequada, sem a necessidade de inserir o paciente em uma fila de espera para nova consulta com especialista. A partir da ferramenta é possível fazer uma triagem dos pacientes que realmente precisam aguardar por uma consulta presencial com especialista.
“Além do benefício direto para os cidadãos, com a redução de fila de espera e acesso rápido ao especialista, os médicos dos postos de saúde também estão sendo beneficiados com a aprendizagem. Durante a troca de mensagem com os especialistas é possível absorver conteúdo e aplicá-los na rotina de atendimentos”, afirma Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde de Fortaleza.
De acordo com Liliana Morais, cardiologista que integra o projeto, o serviço Opinião do Especialista possibilita que um paciente tenha acesso de forma ágil, à distância, de maneira virtual e sem filas, aos benefícios que um especialista pode ofertar.
“Sem que seja necessário o contato físico e deslocamento é possível, por meio do serviço, que o usuário tenha acesso, sem fila de espera, aos conhecimentos de um médico especialista, durante a sua consulta no posto. O especialista complementa a consulta do médico do posto, contribuindo para a prevenção, monitoramento, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas”, afirma a cardiologista.
Teleconsulta
Além do serviço de Opinião do Especialista, a Telemedicina em Fortaleza também dispõe da modalidade Teleconsulta, atualmente ofertada nas áreas de psicologia e nutrição. Lançada em outubro de 2023, a iniciativa visa otimizar o acesso a consultas com médicos especialistas e outros profissionais da saúde.
Para ter acesso à Teleconsulta, o usuário deve buscar um dos postos de saúde da Capital para consulta médica inicial, que, ao avaliar o caso, faz o encaminhamento para o especialista. Após isso, a Central de Regulação do Município realizará o agendamento deste usuário para o atendimento virtual.
O usuário é contatado via telefone e também recebe mensagem com as informações do seu agendamento, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Na data e horário marcados, o cidadão deve acessar o aplicativo do seu celular e clicar no ícone “Consulta Virtual”. Assim, será redirecionado para a página virtual onde ocorrerá seu atendimento. Se preferir, o usuário pode acessar do computador e utilizar o mesmo login e senha de acesso ao aplicativo.
Os pacientes que já estão cadastrados no sistema da Prefeitura, aguardando consulta com as especialidades contempladas na Teleconsulta, também estão sendo agendados para o serviço.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão contar com o suporte dos postos de saúde.