Três toneladas de hortaliças serão distribuídas pelo Projeto Horta Social

política

Até o fim do mês de maio, o Projeto Hortas Sociais realizará três colheitas, totalizando a distribuição de cerca de três toneladas de hortaliças. A iniciativa beneficia mais de duas mil pessoas, entre idosos e população em situação de insegurança alimentar que residem nos bairros e adjacências das hortas, além de organizações sociais que trabalham com esse público.

As colheitas acontecem dia 20/05, na Horta Social do Conjunto Ceará, no dia 22/05, na horta da Granja Portugal, e dia 29/05, no Conjunto Palmeiras, sempre a partir de 7h, por ordem de chegada.

“Ao promover o acesso a alimentos saudáveis por meio do cultivo e fomento da agricultura urbana, as hortas sociais se consolidam como uma iniciativa de enfrentamento à insegurança alimentar. Além da colheita e a doação dos alimentos, a equipe do projeto realiza oficinas educativas para estimular as pessoas a cultivarem suas próprias hortas”, destaca o titular da SDHDS, Francisco Ibiapina.

Mais três hortas sociais devem ser entregues em 2024 na Capital. Elas estarão localizadas nos bairros Jacarecanga, Sapiranga e no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras. Em dezembro de 2023, foi lançado edital para investimento no valor total de 3.195.312,98 para a manutenção das sete estufas.

Quem participa

Idosos já cadastrados no projeto, pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Apenas em caso de sobra de hortaliças, pode haver a distribuição para demanda espontânea, por ordem de chegada.

As datas das colheitas são divulgadas no Canal de Desenvolvimento Social através do link:  https://desenvolvimentosocial.fortaleza.ce.gov.br/

Endereços das hortas:

– Conjunto Ceará
Endereço: Av. F, 580 – vizinho ao Colégio João Nunes (próximo ao Corpo de Bombeiros)
– Conjunto Palmeiras
Endereço: Av. Castelo de Castro, 2842 (ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura)
– Granja Portugal
Endereço: Rua Humberto Lomeu, 1120 (próximo ao CRAS)