Iniciado em março deste ano, o processo de demolição do Edifício São Pedro, foi concluído nesta segunda-feira (20/05), conforme informou o secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias. Localizado no litoral de Fortaleza, o edifício se encontrava em situação de abandono, oferecia risco de desabamento e teve a demolição iniciada pela Prefeitura de Fortaleza no 05 de março.
“A demolição propriamente dita foi concluída. O que está sendo feito agora é o serviço de carga do material que foi demolido e envio para reciclagem”, explicou o secretário.
A próxima etapa é a retirada do material da demolição, que segundo o gestor, deve se estender até o fim do mês de junho. Samuel Dias, destacou que parte do material retirado da demolição será enviado para reciclagem e deve ser reaproveitado, inclusive, em obras tocadas pela prefeitura.
“A gente já está usando parte do material em algumas obras, saindo diretamente da demolição para algumas obras onde a gente por exemplo está fazendo aterros, como na entrada do Álvaro Weyne, um local onde ao longo do tempo formou-se um buraco, tava acumulando água e resíduos, a gente já secou a área, fez a limpeza do lixo e agora nós vamos planear a área utilizando parte desse material do São Pedro”, afirma Samuel Dias.
O prazo estabelecido para conclusão dos serviços de demolição foi de três meses. A obra chegou inclusive, a ser embargada por risco aos trabalhadores, mas logo foi retomada após liberação do Ministério do Trabalho.
Após a finalização da retirada o terreno será devolvido aos proprietários que serão responsáveis pela destinação da nova área, eles também devem ressarcir a Prefeitura de Fortaleza em R$1,7 milhões.