Sessão solene celebra 70 anos da UFC e concede título de cidadão a reitor

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (20/05), a partir das 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que também concede o Título de Cidadão Cearense ao reitor da instituição, professor Custódio Luís Silva de Almeida.

O deputado Renato Roseno (Psol), autor de um dos requerimentos de homenagem à UFC, ressalta que a universidade é “a nossa maior e mais relevante instituição de ensino superior, formação profissional, pesquisa científica e extensão universitária”. O parlamentar ainda avalia que a “história do Ceará no século XX foi profundamente impactada pela instalação da UFC”.

Já a deputada Larissa Gaspar (PT), que também apresentou requerimento nesse sentido, lembra que “a UFC é uma das mais importantes universidades públicas da América Latina”. Para ela, a instituição é “estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil”.

Também assinam os requerimentos da sessão solene em comemoração aos 70 anos da UFC os deputados Missias Dias (PT) e Stuart Castro (Avante).

CIDADANIA CEARENSE
Já a concessão do Título de Cidadão Cearense ao reitor Custódio Almeida está prevista na Lei n.º 18.771/24, aprovada pela Alece e sancionada pelo governador Elmano de Freitas.

Na justificativa do projeto que originou a lei, é lembrado que Custódio Almeida, natural de São Bernardo (MA), é professor da UFC desde 1993. O título foi concedido como forma de reconhecer os anos de magistério e de pesquisa científica dedicados pelo docente ao Ceará, bem como o papel estratégico que exerce na UFC como reitor da instituição.

Custódio Almeida é também professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e docente do curso de Filosofia, ambos da UFC. Ao longo da trajetória dele na instituição, foi ainda coordenador do curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação e vice-reitor da UFC.

Assinam o projeto de lei que propôs a entrega do Título de Cidadão o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e os deputados Renato Roseno, Larissa Gaspar, Stuart Castro, Júlio César Filho (PT) e Agenor Neto (MDB).