A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta segunda-feira, 10, Sessão Solene em celebração aos 25 anos dos Carmelitas Descalços Seculares (OCDS). A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Enilson (Cidadania) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.
O vereador destacou a alegria de poder conceder a homenagem à instituição. “Essa manhã de festa que temos hoje, muito alegria em meu coração por toda a vivência de vida, pelas pessoas queridas que fazem parte da ordem. Os 25 anos dos Carmelitas representa um marco significativo de dedicação, serviço e espiritualidade da comunidade, que tem desempenhado um papel crucial na disseminação da fé e na promoção dos Carmelitas. E por isso merece ser reconhecida e celebrada de forma especial por meio desta solenidade”, afirmou.
Na ocasião foram homenageados com a entrega de certificado as seguintes personalidades:
- Daniel Mota dos Santos (in memoriam), representado pela esposa, Francisca Araújo dos Santos;
- Marília Peixoto Pereira, representada por Gilsivane Ferreira Alves;
- Rosângela Maria de Farias Rocha, representada por Heloísa Gurgel;
- Maria Valdete Carneiro;
- Maria Clara de Assis, representada por Elaine Cláudia;
- Maria Efigênia Barbosa, representada pela irmã Marilene Barbosa;
- Maria Neila Costa, representada por Ana Catarine Matos;
- Ana Estela de Almeida representada pelo irmão Flávio Almeida;
- Maria Luiza Batista de Moura;
- Daniele Meireles Cabral Mendes representada por Aldeni Neves de Oliveira Nunes;
- Geovani Carvalho Mendes representado por Alexandrina Fonseca Sales;
- Maria Ireni Guedes representada por Ana Paula Camelo;
- Mônica Maria representada por Michel Ângelo Marques;
- Regina Lúcia Barbosa;
- Luciano Camurça Vieira;
- Ruteleide Vieira, representada por Luciano Camurça Vieira;
- João Paulo Matias Paiva, representado por Osmar Coelho Rodrigues;
- Elaine Claudia da Costa Soares;
Em nome dos homenageados falou a presidente da comunidade rainha do Carmelo, Regina Lúcia, que agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal. “Primeiro lugar agradecer ao senhor e à virgem santíssima por essa ordem maravilhosa, que abrange tudo que é mais louvável. Falar aqui da rainha do Carmelo, que é a mãe de todas as comunidades. Foi pioneira e quem iniciou o ramo da OCDS no Ceará”, declarou.
Na ocasião também foi feito o lançamento do livro, “Fecundando espiritualidade – 25 anos de Cultivo e Crescimento”, de autoria de Raimundo Soares.
“Esse livro vai além da ordem, claro contamos sobre os 25 anos, como nos desenvolvemos, os desafios, testemunhos. Mas esse livro também cheira a experiência de vida e nele eu narro e conto como nosso coração pode ser um Carmelo, um jardim fértil, onde nosso senhor encontra as nossas delícias, como fazer do nosso coração, um solo fecundo de espiritualidade”, afirmou.
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da comunidade rainha do Carmelo da OCDS, Regina Lúcia Barbosa, presidente da comunidade senhora do Carmo da OCDS, Elaine Cláudia da Costa Soares, conselheiro da comunidade São José e Santa Tereza da OCDS, Luciano Camurça Vieira e conselheiro da comunidade senhora do Carmo da OCDS, Raimundo Soares.