Campanha Junho Laranja do IJF reforça ações para prevenção de queimaduras

política

Em apresentação durante a sessão plenária desta terça-feira, 11, o coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do Instituto José Frota (IJF), Dr. Breno Pessoa, falou sobre o Guia para Prevenção de Queimaduras. O momento destaca a Campanha Junho Laranja e o trabalho desenvolvido no atendimento de queimados no hospital que é referência no país, participando de estudos e pesquisas.

Dr. Breno Pessoa, como cirurgião plástico, evidenciou a importância de rotinas e hábitos preventivos no ambiente domiciliar, que atualmente é responsável por 70% dos casos de queimaduras no país. “A prevenção é um dos aspectos mais importante no tratamento dessas lesões porque é realmente a cura”.

Destacando os casos que chegam ao IJF, Dr. Breno Pessoa falou sobre a adoção de medidas em casa, no trabalho e no lazer, pontos que são apresentados no Guia. O informe também traz os cuidados após o acidente com queimaduras.

O chefe do Núcleo, enfermeiro Carlos André, agradeceu o espaço na Câmara Municipal de Fortaleza na conscientização da população. Destacando os índices durante a pandemia, o profissional ressaltou a quantidade de atendimentos referentes a acidentes doméstico, envolvendo crianças e idosos, citando o manuseio de comidas, choques elétricos e com líquidos inflamáveis.

O vereador Iraguassú Filho (PDT), autor do requerimento que destinou o tempo do Grande Expediente para o IJF, destacou o trabalho do hospital na área, desenvolvendo diversas pesquisas para o tratamento de queimaduras. “A prevenção é fundamental em todas as áreas, e queremos aqui mostrar para a população o trabalho que o IJF realiza e oportunizar a quem nos escuta o conhecimento desse trabalho que tem feito a diferença na vida do brasileiro”.

Centro de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF) é referência regional no atendimento às vítimas de queimaduras e atende pacientes de todo o Ceará e até de outros estados do Nordeste e Norte do país. Segundo o enfermeiro Carlos André todos os meses, cerca de 300 novos atendimentos são registrados pelo hospital da Prefeitura de Fortaleza, que conta com uma equipe multiprofissional especializada, em plantão permanente, inclusive para a orientação dos profissionais de outras unidades de saúde, evitando possíveis deslocamentos desnecessários ao mesmo tempo em que possibilita o atendimento mais adequado e rápido aos pacientes.