Deputado questiona decisão da SPU em ceder terreno do Edifício São Pedro para UFC

política

O deputado Queiroz Filho (PDT), questionou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (Alece), desta quarta-feira (12/06), a decisão da Superintendência de Patrimônio da União em ceder o terreno do Edifício São Pedro para a Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com o parlamentar, o edifício já somava diversos laudos de risco de desabamento e ainda funcionava “praticamente como uma cracolândia”, cabendo à Prefeitura de Fortaleza firmar um convênio com os proprietários para sua demolição. “O Governo do Estado disse que não queria mais o terreno e revoga o decreto de utilidade pública. Prefeitura e proprietários fazem um convênio para a demolição, paga pelos donos do terreno e aí, depois de todo o serviço feito pelo prefeito, o Governo Estadual e Federal vêm dizer que tem interesse no terreno”, provocou.

Outro ponto levantado por Queiroz Filho foi se a UFC teria recursos financeiros para manter um futuro equipamento ali construído, uma vez que a greve de técnicos administrativos e docentes já dura quase três meses. “Me pergunto se a UFC quer esse equipamento ou se estão simplesmente passando pra ela. Uma greve que já dura três meses e sem previsão de encerrar, a falta de recursos para reformas dos campi, e aí vem mais um equipamento para manter?”, refletiu.

O deputado Antônio Henrique (PDT) apoiou a preocupação do colega em relação ao terreno do Edifício São Pedro. “O prefeito toma a decisão mediante o risco de desabamento, e depois de tudo organizado, o Governo vem e passa para a UFC, que sabemos não ter condições para manter”, avaliou.