Em tempo de festa junina, não pode faltar milho na mesa do nordestino. Tradicionalmente, faz sucesso no mungunzá, canjica e bolo. Mas sua versatilidade pode ser explorada em receitas como bala de coco com milho e até um tartelê com creme de milho. Os interessados em aprender esses e outros pratos com sabores festivos, como caldo de quenga na quenga do coco e paçoca de carne de sol com rapadura, podem participar das oficinas gratuitas do Senac no São João de Maracanaú. Essas acontecem até o dia 15, aos sábados e domingos, das 18 às 22 horas, na unidade móvel de Gastronomia do Senac. São 20 vagas por oficina e a inscrição é presencial, por ordem de chegada.
O milho é uma cultura agrícola de extrema importância para a economia brasileira. Atualmente, o cultivo do milho é realizado em todo o Ceará, do litoral ao sertão. No município de Iguatu, por exemplo, além de ser uma cultura tradicional na região, o grão é uma importante fonte de renda para famílias de agricultores, que utilizam técnicas de plantio e cultivo sustentável para garantir a qualidade e a produtividade da colheita.
Cursos no Senac – O Senac Ceará está com inscrições abertas nos cursos de educação profissional em diversas áreas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, como Moda, Beleza, Gestão e Tecnologia. No segmento de Gastronomia, ainda há vagas em turmas de Salgadeiro, Gastronomia Brasileira e Comida de Boteco. No Senac Riomar, em Fortaleza, estão abertas inscrições para cursos rápidos de Pratinho Junino e Finger Foods (festas juninas).
Mais informações: (85) 3270.5400/ https://cursos.ce.senac.br/