O mundo do trabalho está passando por transformações profundas e rápidas, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças demográficas e novas formas de organização econômica. Acompanhando essas mudanças, a Comissão de Trabalho da Câmara aprovou um requerimento de audiência pública, assinado pelo deputado Luiz Gastão (PSD/CE), para discutir o futuro do trabalho.
O pedido de Gastão foi feito em conjunto com os deputados Lucas Ramos (PSB/PE), Flávia Morais (PDT/GO) e Vinícius Carvalho (Republicanos/SP). O objetivo é analisar as tendências atuais que estão moldando o futuro do trabalho, como a automação, a inteligência artificial (IA) e o uso das tecnologias como um todo.
”É necessário que o Legislativo discuta como essas mudanças impactam diferentes setores da economia e a força de trabalho, incluindo a criação e extinção de empregos, a necessidade de requalificação profissional e as novas formas de contratação”, sublinha Gastão no requerimento aprovado pela Comissão.
Para o parlamentar, que participou da 112ª Conferência Internacional do Trabalho (OIT) no início de junho, o poder público precisa identificar quais políticas públicas são necessárias para promover a adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores.
Gastão ainda frisa que é preciso idealizar formas de garantir que as transformações no mundo do trabalho não aumentem as desigualdades sociais e econômicas, promovendo uma transição justa para todos os trabalhadores.
A data da audiência pública na Comissão será divulgada em breve.