Lula tem agenda em Minas e não convida Governador Romeu Zema

nacional política

Como na última visita a Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai se encontrar com o governador Romeu Zema (Novo). Embora adversários ideológicos, eles vinham compartilhando a agenda em eventos que priorizavam o lançamento de investimentos do governo federal no estado.

As negociações da dívida mineira em Brasília, avança e com isso, o afastamento entre as lideranças políticas é evidente. Esta é a quarta vez que Lula vem a Minas e a segunda em que não convida o governador para uma de suas agendas.

De acordo com interlocutores do governo mineiro, Romeu Zema foi comunicado sobre a agenda do presidente em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na quinta-feira (27/6). Porém, não houve aviso sobre a agenda em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, marcada para a sexta-feira (28/6).

Com isso, o governador mineiro segue a agenda já marcada há cerca de duas semanas. Ele vai visitar o Norte de Minas e inaugurar obras e vistorias em algumas cidades. Nos dois dias que Lula estiver no estado, Zema passará por Espinosa, Mato Verde, Monte Azul, Berizal, Catuti, Mamonas, Brasília de Minas, Mirabela e Montes Claros.

Lula visitará cidades onde há chances de vitória do PT

Nos bastidores, existe um entendimento que as visitas de Lula teriam objetivo eleitoreiro e, por isso, não faria sentido o governador fazer parte das agendas. De fato, Lula decidiu visitar as duas cidades onde o PT tem a maior chance de vitória nas eleições municipais, excluindo Belo Horizonte, cidade onde a candidatura petista ainda não alcançou voos altos.

Em Contagem, ao lado de Marília Campos (PT) – favorita à reeleição – o presidente fará uma espécie de balanço de obras e investimentos do governo federal no município. O evento está marcado para quinta-feira na LMG-808 com a Avenida Maracanã, às 15h. A via teve investimento de R$ 300 milhões e deve funcionar como um “atalho” para o deslocamento da Avenida João César de Oliveira até a região de Nova Contagem e Esmeraldas.

Já em Juiz de Fora, na sexta-feira, Lula vai participar da cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda, sobre a linha férrea na Rua Benjamin Constant, no Centro. A solenidade está prevista para começar às 15h. O evento também está marcado para acontecer com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), também favorita à reeleição.

Dívida mineira

Nas primeiras vezes em que esteve em Minas Gerais, Lula ainda flertava com Zema sobre a renegociação da dívida do estado. Antes posicionados em lados opostos – com o governador mineiro chegando a subir em palanques ao lado do rival de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – eles procuraram encontrar um terreno comum para dar os primeiros passos rumo à resolução do problema.

Agora, desde que o protagonismo foi tomado por Rodrigo Pacheco (PSD), Zema e Lula perderam as cordialidades. Na última visita do presidente ao estado, no fim de abril, quando o presidente participou da inauguração da planta de produção de insulina da farmacêutica Biomm, em Nova Lima, Zema nem ao menos foi convidado.

Esta é a quarta vez de Lula em Minas desde que foi eleito pela terceira vez. Antes, o chefe do Executivo participou da abertura de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre e, em março, esteve em Belo Horizonte para anunciar investimentos em Minas.