O deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2024. O levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgado nesta quinta (27), classifica os 100 parlamentares mais influentes e os 50 em ascensão.
Na definição do DIAP, são considerados ´cabeças´ do Congresso Nacional aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas pelo departamento. No primeiro ano de mandato, em 2023, Luiz Gastão foi incluído na categoria ‘ascensão’. Ou seja, era um dos parlamentares que realizavam missões partidárias recebidas com o objetivo de chegar à elite parlamentar.
Para Gastão, o sentimento é de gratidão aos 96 mil eleitores cearenses que o elegeram. O deputado também agradece à bancada do PSD e ao líder do partido, Antônio Brito: “Esse meu reconhecimento vem muito do apoio que eu recebo da assessoria do partido que faz uma grande diferença no Congresso.” concluiu.
Neste segundo ano de mandato, Gastão assumiu uma posição de destaque ao ser um dos cotados para a relatoria do PL dos motoristas de aplicativos, na Comissão de Trabalho, e fazer parte do seleto grupo de trabalho – formado por 7 parlamentares – para regulamentação da reforma tributária – um dos temas legislativos mais importantes dos últimos 30 anos.
O deputado já teve aprovados três projetos relatados no Plenário da Câmara, dos quais um virou lei. Apresentou 301 propostas em conjunto e é relator de 54 proposições em comissões – entre aprovadas e em apreciação -, além de apresentar quatro projetos de lei de própria autoria para aprimorar os ambientes econômico, social e jurídico do Brasil. O deputado é vice-líder do segundo maior bloco partidário da Câmara e, neste ano, assumiu a vice-presidência da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, uma das maiores do Congresso.
Luiz Gastão está classificado na categoria ‘formuladores’ onde estão os parlamentares mais produtivos que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. São eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera.