Prefeitura amplia cargos de comando na Guarda Municipal

política

A Prefeitura criará 205 cargos de inspetor e 62 de subinspetor para a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A medida é garantida pelo projeto de lei complementar 29/2024, de autoria do prefeito José Sarto, aprovado, nesta quinta-feira (27/06), pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Os cargos passam a integrar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria. A matéria prevê ainda outros benefícios para a carreira de segurança pública da Capital, estimulando o crescimento profissional do servidor.

A criação dos cargos possibilitará a promoção de servidores, que cumprem os requisitos legais, do cargo de Guarda Municipal para cargos de subinspetores e inspetores o que representa uma ascensão na carreira para mudança de classe. Com mais servidores promovidos para cargos hierárquicos aumenta o número daqueles que podem assumir posições de comando, fortalecendo o trabalho da instituição.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.608 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.747 guardas municipais, 654 subinspetores e 207 inspetores. Esses números são contabilizados após o concurso público para o cargo de guarda municipal, realizado pela Prefeitura em 2023 e que já empossou 474 das mil vagas ofertadas.